Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.72 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
E-commerce is the fastest growing type of commerce in recent years, and this growth is accompanied by new online payment method technologies that allow consumers more convenience when making payments, including using their mobile devices.
The payment method technologies used in this study are: Pix, which was created by the Central Bank of Brazil, and MB WAY, which was created by SIBS - Forward Partner in Payments. Both technologies feature the reading of a QR Code or the inclusion of keys to make and approve payments quickly and securely.
This study aims to verify the correlation between the intention to use and use Pix, by Brazilian consumers, and MB WAY, by Portuguese consumers, based on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT 2).
Empirical research with a quantitative approach was carried out through the application of a questionnaire, available on the internet using the google forms tool.
The results of this study allow us to conclude that there is a correlation between the intention of use and use based on the constructs performance expectation, effort expectation, facilitating conditions, hedonic motivation, price value and habit for Portuguese consumers and the only one that could not be proven for this universe it was the social influence, and for Brazilian consumers, there is a correlation between the intended use and use based on all constructs.
O comércio eletrónico é o tipo de comércio que mais cresce nos últimos anos, e este crescimento é acompanhado por novas tecnologias de método de pagamento on-line que permitem aos consumidores maior praticidade ao realizarem pagamentos, inclusive utilizando de seus dispositivos móveis. As tecnologias de método de pagamento utilizadas neste estudo são: o Pix, que foi criado pelo Banco Central do Brasil, e o MB WAY, que foi criado pela SIBS - Forward Partner in Payments. As duas tecnologias tem como característica a leitura de um QR Code ou a inclusão de chaves para a realização e a aprovação de pagamentos de forma rápida e segura. Este estudo tem como objetivo verificar a correlação entre a intenção de uso e uso do Pix, pelos consumidores brasileiros, e do MB WAY, pelos consumidores portugueses, tendo como base a Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT 2). Realizou-se uma investigação empírica com abordagem quantitativa através da aplicação de um questionário, disponibilizado pela internet utilizando da ferramenta google forms. Os resultados deste estudo permitem concluir que há correlação entre a intenção de uso e uso baseado nos construtos expectativa de performance, expectativa de esforço, condições facilitadoras, motivação hedónica, valor do preço e hábito para os consumidores portugueses e a única que não se conseguiu comprovar para este universo foi a influência social, e já para os consumidores brasileiros há correlação entre a intenção de uso e uso baseado em todos os construtos.
O comércio eletrónico é o tipo de comércio que mais cresce nos últimos anos, e este crescimento é acompanhado por novas tecnologias de método de pagamento on-line que permitem aos consumidores maior praticidade ao realizarem pagamentos, inclusive utilizando de seus dispositivos móveis. As tecnologias de método de pagamento utilizadas neste estudo são: o Pix, que foi criado pelo Banco Central do Brasil, e o MB WAY, que foi criado pela SIBS - Forward Partner in Payments. As duas tecnologias tem como característica a leitura de um QR Code ou a inclusão de chaves para a realização e a aprovação de pagamentos de forma rápida e segura. Este estudo tem como objetivo verificar a correlação entre a intenção de uso e uso do Pix, pelos consumidores brasileiros, e do MB WAY, pelos consumidores portugueses, tendo como base a Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT 2). Realizou-se uma investigação empírica com abordagem quantitativa através da aplicação de um questionário, disponibilizado pela internet utilizando da ferramenta google forms. Os resultados deste estudo permitem concluir que há correlação entre a intenção de uso e uso baseado nos construtos expectativa de performance, expectativa de esforço, condições facilitadoras, motivação hedónica, valor do preço e hábito para os consumidores portugueses e a única que não se conseguiu comprovar para este universo foi a influência social, e já para os consumidores brasileiros há correlação entre a intenção de uso e uso baseado em todos os construtos.
Description
Keywords
Comércio eletrónico T}ecnologias de métodos de pagamento UTAUT2 Pix MB WAY E-commerce Payment method