Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio: Repensar o espaço exterior como contexto educativo

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.advisorAlves, Cristina Isabel Ferreira
dc.contributor.authorSantos, Mónica Filipa Ferreira
dc.date.accessioned2025-06-13T14:10:02Z
dc.date.available2025-06-13T14:10:02Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE). Este documento, tem como objetivo refletir sobre o percurso formativo da mestranda, através da descrição, análise e reflexão crítica da sua prática ao longo da PES em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar (EPE). Fundamentado em referentes teóricos e legais, o documento pretende evidenciar a importância do espaço exterior enquanto contexto educativo. Considerando os princípios da metodologia de investigação-ação (MIA), a mestranda planeou e implementou práticas pedagógicas intencionais que permitiram o contacto das crianças com o espaço exterior, reconhecendo as potencialidades deste espaço para a aprendizagem, a autonomia e o bem-estar. Este processo foi orientado por uma postura reflexiva na e para a ação, permitindo ajustar continuamente as intervenções, tendo em conta os interesses e as necessidades de cada criança, promovendo o seu desenvolvimento holístico e proporcionando o bem-estar. A PES e a elaboração do presente RE permitiram à mestranda desenvolver um conjunto de capacidades e competências profissionais essenciais para a sua prática enquanto futura educadora de infância. Além disso, constituiu uma oportunidade para refletir sobre a importância do espaço exterior no processo de desenvolvimento das crianças, reconhecendo o seu papel enquanto contexto educativo.por
dc.description.abstractThis Internship Report (ER) is part of the Supervised Educational Practice (PES) curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education. The aim of this document is to reflect on the Master's student's training path, by describing, analyzing and critically reflecting on her practice during the PES in a Nursery and Pre-School Education (EPE) context. Based on theoretical and legal references, the document aims to highlight the importance of the outdoor space as an educational context. Considering the principles of the action-research methodology (ARM), the master's student planned and implemented intentional pedagogical practices that allowed children to come into contact with the outdoors, recognizing the potential of this space for learning, autonomy and well-being. This process was guided by a reflexive stance in and towards action, allowing interventions to be continually adjusted, taking into account the interests and needs of each child, promoting their holistic development and providing well-being. The PES and the preparation of this ER have enabled the master's student to develop a set of professional skills and competences that are essential for her practice as a future nursery school teacher. In addition, it was an opportunity to reflect on the importance of the outdoor space in the children's development process, recognizing its role as an educational context.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30151
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática educativa supervisionada
dc.subjectCreche
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subjectEspaço exterior
dc.subjectSupervised educational practice
dc.subjectNursery
dc.subjectPre-school education
dc.subjectOutdoor space
dc.titleRelatório de Estágio: Repensar o espaço exterior como contexto educativopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files