Publication
Relatório de Estágio de Elisa Pinto Vieira
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Araújo, Sara de Barros | |
| dc.contributor.author | Vieira, Elisa Pinto | |
| dc.date.accessioned | 2024-06-05T14:09:45Z | |
| dc.date.available | 2024-06-05T14:09:45Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.description.abstract | Por refletir todo o processo formativo da mestranda, o presente Relatório de Estágio produzido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar, espelha o desenvolvimento e apropriação de um conjunto de saberes, competências e valores fundamentais à profissionalidade docente. Por conseguinte, este documento reúne e analisa referenciais teóricos e legais que alicerçaram as ações pedagógicas da discente desenvolvidas nos contextos de creche e de educação pré-escolar, onde decorreu a Prática Educativa Supervisionada. Pelo cariz situado da ação pedagógica serão consideradas as particularidades de cada contexto, sendo apresentada a caraterização das duas instituições, da sala de atividades e do grupo de crianças. Além disto, os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, que integram a metodologia de investigação-ação, serão objeto de reflexão no presente relatório, enquanto etapas em articulação, que fundamentam a análise das ações pedagógicas desenvolvidas e os seus efeitos no bem-estar, aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como no crescimento profissional e pessoal da formanda. Este relatório incidirá em dimensões que se entrecruzam, como o protagonismo da criança no seu processo educativo e o papel do educador enquanto organizador e mediador deste processo, na abordagem sensoriomotora da criança, na metodologia de trabalho de projeto e nos processos de desenvolvimento produzidos fora das quatro paredes da sala de atividades. No final deste relatório, poderá ser ainda encontrada uma síntese reflexiva de todo o processo, incluindo limitações e perspetivando futuras oportunidades de aprendizagem. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This internship report produced within the scope of the curricular unit of Supervised Educational Practice in Pre-School Education reflects the development and appropriation of a set of knowledge, skills and values fundamental to teaching professionalism because it reflects the entire formative process of the master's student. As a result, this document collects and analyzes theoretical and legal references that underpin the student's pedagogical actions developed in the contexts of daycare and preschool education, where the Supervised Educational Practice occurred. The particularities of each context will be explored, with the characterization of the two institutions, the activity room, and the group of children being provided, given the contextual nature of the instructional action. Furthermore, the processes of observation, planning, action, evaluation, and reflection that are part of the action research methodology will be the subject of reflection in this report, as stages in articulation that support the analysis of the pedagogical actions developed and their effects on the children's well-being, learning, and development, as well as the trainee's professional and personal growth. This report will focus on intersecting dimensions such as the child's role in their educational process and the educator's role as an organizer and mediator of this process, the child's sensorimotor approach, project work methodology, and development processes produced outside the four walls of the activity room. A summary of the whole process, including limits and future learning possibilities, may be found at the conclusion of this page. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203616227 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25622 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
| dc.subject | Creche | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
| dc.subject | Reflexão | pt_PT |
| dc.subject | Day care | pt_PT |
| dc.subject | Pre-school education | pt_PT |
| dc.subject | Project work methodology | pt_PT |
| dc.subject | Reflection | pt_PT |
| dc.title | Relatório de Estágio de Elisa Pinto Vieira | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
