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Resumo estruturado
Propósito: É objetivo deste artigo compreender em que medida a formação, as
experiências profissionais anteriores e a perceção da viabilidade da iniciativa social
condicionam o lançamento de um projeto de empreendedorismo social em Portugal.
Desenho/metodologia/abordagem: O artigo parte de uma revisão de literatura,
seguindo-se a realização de uma investigação quantitativa, através de um inquérito por
questionário enviado aos responsáveis de ONGD existentes em Portugal e de projetos
cotados na Bolsa de Valores Sociais.
Resultados: A investigação revela que a formação exerce uma influência positiva,
direta, sobre o lançamento de iniciativas sociais, verificando-se o mesmo em relação à
situação ocupacional do indivíduo e à perceção da viabilidade da iniciativa. O contexto
empreendedor não é apontado como um preditor direto da criação de iniciativas sociais.
Para a formação da perceção de viabilidade da iniciativa contribui essencialmente a
interpretação pessoal das competências necessárias ao lançamento e acompanhamento
do projeto e o entendimento de que a iniciativa é desejável. A perceção de um ambiente
externo favorável tem uma influência baixa sobre a decisão.
Limitações da investigação: A investigação apresenta uma natureza exploratória em
virtude do caráter não aleatório da amostra e da sua dimensão.
Implicações práticas: O conhecimento dos fatores que exercem maior influência na
criação de organizações permite estimular o surgimento de novas iniciativas sociais.
Originalidade/valor: O empreendedorismo social é um campo ainda emergente, que
carece da produção de mais investigação, em particular de natureza quantitativa. Em
Portugal é uma realidade pouco conhecida, onde são necessários novos contributos
empíricos.
Description
Keywords
Viabilidade da iniciativa social Portugal Empreendedorismo social Experiência profissional Formação
Citation
Santos, José de Freitas. Precursores da iniciativa social em Portugal: o papel da formação, experiência profissional e perceção de viabilidade da iniciativa, European Journal of Applied Business Management, 1, 2, 1-18, 2015.