Publication
Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, José António | |
dc.contributor.advisor | Morgado, Celda Maria Gonçalves | |
dc.contributor.author | Bastos, Joana Filipa Cruz | |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T11:01:51Z | |
dc.date.available | 2021-08-30T11:01:51Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento que pretende refletir, criticamente, acerca da prática educativa realizada pela mestranda nos diferentes contextos educativos em que se encontrou, no âmbito da componente de Estágio da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino de Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão que a seguir é apresentada sustenta-se em bases teórico-pedagógicas predominantes no ensino e que enformaram a prática educativa desenvolvida numa turma de 3.º ano e duas de 5.º ano de escolaridade. Assim, este documento procura destacar o papel do professor, que se constrói através do conhecimento científico-pedagógico e do conhecimento dos contextos educativos. Ademais, salienta-se a importância do currículo e da planificação, aberta e flexível, permitindo, assim, a adaptação às situações reais e a articulação entre saberes e entre ciclos, o que permitiu à docente estagiária um desenvolvimento da sua prática educativa com articulações verticais e horizontais e um desenvolvimento das suas competências pedagógicas. Considerando que o Relatório assume, ainda, uma componente investigativa, no mesmo será apresentado o esboço do que poderia vir a ser um projeto de investigação-ação, uma vez que, face à pandemia COVID-19 e ao ensino a distância no ano letivo corrente, não pôde ser desenvolvido. Não obstante, pretende-se evidenciar, neste projeto, que a consciência fonológica é uma competência linguística que promove a aprendizagem da leitura e que pode ser desenvolvida a partir do texto poético. Finalmente, este Relatório reflete a (auto)avaliação da formanda, potenciando o seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal, bem como os desafios e as opções que orientaram este percurso. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Internship Report is a document that intends to reflect, critically, about the educational practice carried out by the master's student in the different educational contexts in which she found herself, within the scope of the Internship component of the Curricular Unit of Supervised Pedagogical Practice, as part of the master in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal at the 2nd Cycle of Basic Education. The reflection that follows is based on theoretical and pedagogical bases that are predominant in teaching and that shaped the educational practice developed in a class of 3rd year and two in the 5th year of schooling. Thus, this document seeks to highlight the role of the teacher, which is built through pedagogical knowledge and knowledge of educational contexts. Furthermore, the importance of an open and flexible curriculum and planning is emphasized, thus allowing adaptation to real situations and the articulation between knowledge and between cycles, assuming that the trainee teacher develops his educational practice with vertical articulations. horizontal and a development of their pedagogical skills. This Report also assumes an investigative component, in which it will be presented the outline of what could be an action-research project, since, in the face of the pandemic COVID-19 and distance learning in the current school year, it could not be developed. Nevertheless, it is intended to show, in this project, that phonological awareness is a linguistic competence that promotes learning to read and that can be developed through the poetic text. Finally, this Report reflects the (self) assessment of the trainee, enhancing their personal and professional development and growth, as well as the challenges and options that guided this path. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202767710 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18261 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento científico-pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da leitura | pt_PT |
dc.subject | Texto poético | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Scientific-pedagogical knowledge | pt_PT |
dc.subject | phonological awareness | pt_PT |
dc.subject | learning to read | pt_PT |
dc.subject | poetic text | pt_PT |
dc.title | Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Joana Bastos_2020.pdf
- Size:
- 3.67 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format