Repository logo
 
Publication

Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, José António
dc.contributor.advisorMorgado, Celda Maria Gonçalves
dc.contributor.authorBastos, Joana Filipa Cruz
dc.date.accessioned2021-08-30T11:01:51Z
dc.date.available2021-08-30T11:01:51Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento que pretende refletir, criticamente, acerca da prática educativa realizada pela mestranda nos diferentes contextos educativos em que se encontrou, no âmbito da componente de Estágio da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino de Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão que a seguir é apresentada sustenta-se em bases teórico-pedagógicas predominantes no ensino e que enformaram a prática educativa desenvolvida numa turma de 3.º ano e duas de 5.º ano de escolaridade. Assim, este documento procura destacar o papel do professor, que se constrói através do conhecimento científico-pedagógico e do conhecimento dos contextos educativos. Ademais, salienta-se a importância do currículo e da planificação, aberta e flexível, permitindo, assim, a adaptação às situações reais e a articulação entre saberes e entre ciclos, o que permitiu à docente estagiária um desenvolvimento da sua prática educativa com articulações verticais e horizontais e um desenvolvimento das suas competências pedagógicas. Considerando que o Relatório assume, ainda, uma componente investigativa, no mesmo será apresentado o esboço do que poderia vir a ser um projeto de investigação-ação, uma vez que, face à pandemia COVID-19 e ao ensino a distância no ano letivo corrente, não pôde ser desenvolvido. Não obstante, pretende-se evidenciar, neste projeto, que a consciência fonológica é uma competência linguística que promove a aprendizagem da leitura e que pode ser desenvolvida a partir do texto poético. Finalmente, este Relatório reflete a (auto)avaliação da formanda, potenciando o seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal, bem como os desafios e as opções que orientaram este percurso.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report is a document that intends to reflect, critically, about the educational practice carried out by the master's student in the different educational contexts in which she found herself, within the scope of the Internship component of the Curricular Unit of Supervised Pedagogical Practice, as part of the master in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal at the 2nd Cycle of Basic Education. The reflection that follows is based on theoretical and pedagogical bases that are predominant in teaching and that shaped the educational practice developed in a class of 3rd year and two in the 5th year of schooling. Thus, this document seeks to highlight the role of the teacher, which is built through pedagogical knowledge and knowledge of educational contexts. Furthermore, the importance of an open and flexible curriculum and planning is emphasized, thus allowing adaptation to real situations and the articulation between knowledge and between cycles, assuming that the trainee teacher develops his educational practice with vertical articulations. horizontal and a development of their pedagogical skills. This Report also assumes an investigative component, in which it will be presented the outline of what could be an action-research project, since, in the face of the pandemic COVID-19 and distance learning in the current school year, it could not be developed. Nevertheless, it is intended to show, in this project, that phonological awareness is a linguistic competence that promotes learning to read and that can be developed through the poetic text. Finally, this Report reflects the (self) assessment of the trainee, enhancing their personal and professional development and growth, as well as the challenges and options that guided this path.pt_PT
dc.identifier.tid202767710
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18261
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectConhecimento científico-pedagógicopt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectAprendizagem da leiturapt_PT
dc.subjectTexto poéticopt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectScientific-pedagogical knowledgept_PT
dc.subjectphonological awarenesspt_PT
dc.subjectlearning to readpt_PT
dc.subjectpoetic textpt_PT
dc.titleEntre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Joana Bastos_2020.pdf
Size:
3.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format