Repository logo
 
Publication

Matematicando nas pegadas de Darwin - uma abordagem integrada de ensino de Matemática e Ciências Naturais no 1º CEB.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Alexandra Isabel Sá
dc.contributor.advisorSarmento, Inês
dc.contributor.advisorPinto, Alexandre
dc.contributor.authorRibeiro, Joana Catarina Cerqueira
dc.date.accessioned2018-04-17T10:50:46Z
dc.date.available2018-04-17T10:50:46Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO princípio de Malthus, que constata que as populações naturais têm um potencial de crescimento muito superior ao potencial de crescimento dos recursos que as suportam, foi fundamental para que Darwin e Wallace, de forma independente, propusessem a seleção natural como processo capaz de promover a evolução biológica. Este facto sugere que a confrontação do potencial reprodutivo de uma espécie com os limites impostos pelos recursos pode facilitar a compreensão do mecanismo de seleção natural. O crescimento potencial das populações naturais atendendo apenas às características reprodutivas das espécies pode ser traduzido por uma sequência matemática, por uma função definida por essas características. Assim esta temática revelase potencialmente interessante para a realização de atividades que desenvolvam simultaneamente competências e conhecimentos em duas áreas distintas: a biologia e a matemática. Planeamos, por isso, o desenvolvimento de uma atividade destinada ao quarto ano de escolaridade que, ao longo de três sessões, explora o crescimento populacional e a capacidade de carga do meio numa perspetiva matemática e biológica. O desenvolvimento de competências nos alunos será medido de forma independente nas duas áreas, através da realização de dois pré-testes e dois pós-testes em duas turmas alvo (onde a atividade será aplicada) e duas turmas controlo (onde a atividade não será aplicada). Os resultados obtidos com este trabalho permitir-nos-ão testar se a exploração do princípio de Malthus fomenta a aquisição de competências e conhecimentos na área da biologia e matemática.pt_PT
dc.description.abstractThe Malthus principle, which determines that the natural populations have a growth potential above the growth of the resources that support them, was crucial for Darwin and Wallace, who independently have proposed natural selection as a process capable of promoting biological evolution. This fact suggests that the confrontation of the reproductive potential of a species with the limits imposed by the resources can enable the understanding of the mechanism of natural selection. The growth potential of natural populations taking into account only the reproductive characteristics of the species can be translated by a mathematical sequence and a mathematical function defined by these characteristics. Therefore this issue is potentially attractive to perform activities that develop simultaneously skills and knowledge in two distinct areas: biology and mathematics. Consequently, we plan the development of an activity for students from year four that, over three sessions, explores the growth of population and the carrying capacity of the environment from a mathematical and biological perspective. The development of skills in the students will be measured independently in two areas, through the completion of two pre-tests and two post-tests in two target groups (where the activity will be applied) and two sample groups (where the activity is not applied). The results obtained in this study will allow us to test whether the exploitation of the Malthus principle encourages the acquisition of skills and knowledge in the areas of biology and mathematics.pt_PT
dc.identifier.tid201900505
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11361
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectProgressões geométricaspt_PT
dc.subjectEvolução biológicapt_PT
dc.subjectCapacidade de cargapt_PT
dc.subjectSeleção naturalpt_PT
dc.subjectPrincípio de Malthuspt_PT
dc.subjectGeometric progressionspt_PT
dc.subjectBiological evolutionpt_PT
dc.subjectCarrying capacitypt_PT
dc.subjectNatural selectionpt_PT
dc.subjectMalthus principlept_PT
dc.titleMatematicando nas pegadas de Darwin - uma abordagem integrada de ensino de Matemática e Ciências Naturais no 1º CEB.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaRibeiro_2016.pdf
Size:
6.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: