Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Catarina Filipa Freitas Pinto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorPinto, Catarina Filipa Freitas
dc.date.accessioned2023-11-15T10:40:44Z
dc.date.available2023-11-15T10:40:44Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2323
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre o processo de formação realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como finalidade abordar as competências e aprendizagens adquiridas pela mestranda, pela mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos no desenvolvimento da ação educativa, bem como dos documentos normativos. Tais conhecimentos permitem a mestranda tomar consciência de que a sua identidade profissional será alvo de constantes alterações. Tendo em consideração a necessidade de promover uma ação intencional com significado, baseada numa prática inclusiva onde a criança assume um papel ativo, fundamental na construção do seu conhecimento As ações educativas desenvolvidas sustentaram-se num ciclo dinâmico e em espiral dos processos de observação, ação, planificação e reflexão, característico da metodologia de lnvestigaçãoação e Metodologia Trabalho por Projeto, contribuindo para uma ação inovadora, reflexiva e com sentido. De acordo com o quadro teórico estudado ao longo da formação, experienciamos na prática o papel essencial e único da criança no processo de ensino e de aprendizagem. Este processo é mais rico quando a docente intencionalmente envolve a famnia como atar deste processo. Ao longo deste documento fica retratada a importância do trabalho colaborativo com o par pedagógico, os docentes cooperantes, as crianças, as famnias e as supervisoras institucionais, tendo fomentado o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas, diferenciadoras e criativas.pt_PT
dc.description.abstractThis report focuses on the training process carried out by the master student within the scope of the Supervised Educational Practice, in the contexts of Pre-School Education and Primary School. This document aims to address the skills and learning acquired by the student, by mobilizing scientific, pedagogical and didactic knowledge in the development of educational action, as well as regulatory documents. Such knowledge allows the student to become aware that her professional identity will be subject to constant change. Taking into account the need to promote an intentional action with meaning based on an inclusive practice, where the child assumes an active role, fundamental in the construction of their knowledge. The educational actions developed were based on a dynamic and spiral cycle of observation, action, planning and reflection processes, characteristic of the Action-Research and Project Work methodology, contributing to an innovative, reflective and meaningful action. According to the theoretical framework studied throughout the training, we experienced in practice the essential and unique role of the child in the teaching and learning process. This process is richer when the teacher intentionally involves the family as an actor in this process. Throughout this document, the importance of collaborative work with the pedagogical pair, the cooperating teachers, the children, the families and the institutional supervisors is portrayed, having fostered the development of contextualized, differentiated and creative educational practices. Keywords: Educational Practice; Sacio Constructivism; Family lnvolvement; Collaborative Work; lnclusionpt_PT
dc.identifier.tid203394356
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23906
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectSocio construtivismopt_PT
dc.subjectEnvolvimento familiarpt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectSocio constructivismpt_PT
dc.subjectFamily involvementpt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.subjectlnclusionpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Catarina Filipa Freitas Pintopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Catarina Pinto_2023.pdf
Size:
21.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: