Repository logo
 
Publication

Qualidade, higiene e segurança na gestão das empresas

dc.contributor.advisorDias, Alcina Augusta de Sena Portugal
dc.contributor.authorSousa, Liliana Sofia Pereira de
dc.date.accessioned2013-03-28T11:04:47Z
dc.date.available2013-03-28T11:04:47Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração para obtenção do Grau de Mestre em Auditoria. Orientada por: Mestre Alcina Diaspor
dc.description.abstractActualmente, a qualidade é essencial e fundamental no mercado global em que estamos inseridos. As empresas relacionadas com o sector da alimentação são particularmente afectadas pelos procedimentos de qualidade dada a sua intimidade com o público em geral. Esta investigação tem como principal objectivo medir a satisfação dos clientes neste ramo de actividade. De acordo com estas premissas foi formulada a seguinte questão orientadora da presente pesquisa um sistema de gestão da qualidade ajuda os procedimentos de higiene e segurança na indústria alimentar? Com este estudo pensa-se dar um contributo à literatura, visto que o estudo de caso será empiricamente testado em dois estabelecimentos de Alimentação Portuguesa – um hiper e um supermercado, e, a partir dele se abrem perspectivas de investigação futura. Este estudo de caso, consiste num inquérito feito directamente aos clientes/ consumidores, revelando que o hipermercado devido à sua dimensão e estrutura associada, tem outras vantagens e capacidades do que o supermercado. Contudo, ambas as organizações têm a satisfação do cliente minimamente controlada e o seu negócio assegurado. Como pistas para investigação futura, poder-se-ia considerar não apenas a satisfação dos clientes, mas também a dos funcionários, dos proprietários e a satisfação da sociedade em geral.por
dc.description.abstractPresently quality is a very relevant issue. This relevance comes from the global market we are in. Food related companies are particularly affected by quality procedures. This investigation aims to consider clients` satisfaction in this branch of activity. According to these assumptions the following question was done: does a quality management system help hygiene and security procedures in food industry? It is thought to give some contribution to the literature through this study, once the case study will be empirically tested in two Portuguese Food stores – an Hipper and a Supermarket – being complementary to the state of art. This empirical test consists of an inquiry done directly to the clients/ consumers revealing that the Hiper market has size and facilities that may grant some advantages over the current supermarket. Yet, both, have client`s satisfaction, minimally controlled guaranteeing their business. As future research developments on this subject it should advisable be not only to evaluate client`s satisfaction but also the employees, the owners and the environment satisfaction.en
dc.identifier.tid201624575
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/1191
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.subjectHigienepor
dc.subjectClientespor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSegurançapor
dc.subjectQualityen
dc.subjectHygieneen
dc.subjectSafetyen
dc.subjectCustomersen
dc.titleQualidade, higiene e segurança na gestão das empresaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_LilianaSousa_2012.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: