Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar e encino do 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVeloso, Ana Luísa Setas
dc.contributor.authorVentura, Andreia Filipa da Rocha
dc.date.accessioned2017-04-26T11:41:55Z
dc.date.available2017-04-26T11:41:55Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional remete-se à formação profissional da formanda em duas valências, a da educação pré-escolar, cujo estágio foi desenvolvido no Jardim-de-Infância (JI) da Rua de Angola e a do 1º Ciclo do Ensino Básico, na EB1/JI Professor (Prof.) Doutor (Dr.) Marques dos Santos, tutelados pelo Ministério da Educação. Nestes dois contextos, a mestranda sustentou a sua prática na metodologia de investigação-ação e nas suas respetivas fases, de modo a transformar e melhorar a sua práxis, através de uma atitude reflexiva, indagadora e investigativa. Esta metodologia, em conjunto com outras opções tomadas, ao nível dos pressupostos teóricos, possibilitaram à formanda uma análise das suas práticas, de forma sistemática e contínua, por intermédio das diferentes estratégias e instrumentos que potenciaram o desenvolvimento do perfil inerente a esta formação, nas suas diferentes dimensões. Estas aprendizagens propiciaram a (re)construção e desenvolvimento da identidade e cultura profissional, que foram exponenciadas pelo carácter colaborativo deste processo. Durante a sua ação, a mestranda desenvolveu atividades em que os conhecimentos e aprendizagens foram construídos e desenvolvidos de forma integrada, integradora e ativa, valendo-se da diferenciação pedagógica e curricular. De notar que a mestranda tentou estimular aprendizagens significativas, que potenciassem o desenvolvimento global de cada criança, partindo dos interesses, necessidades e conhecimentos prévios das crianças, recorrendo a estratégias motivadoras e que integrassem as suas realidades próximas. Relatório EPE-pt_PT
dc.description.abstractThis report qualification refers to the training of the graduate student in two valences, to the pre-school education, whose stage was developed in the kindergarten (JI) Street of Angola and the 1st Cycle of Basic Education, in EB1/JI Teacher (Prof.) Doctor (Dr.) Marques dos Santos, overseen by the Ministry of Education. In both contexts, the graduate student supported her practice in research methodology and action in their respective phases, in order to transform and improve their practice through a reflective attitude, inquisitive and investigative. This methodology, together with other choices made at the level of theoretical assumptions, allowed the trainee an analysis of their practices, systematically and continuously, through the different strategies and tools that have powered the development profile inherent in this training, the different dimensions. These learning led to the (re) construction and development of professional identity and culture, which were exponentiated by the collaborative nature of this process. During this action, the graduate student has developed activities in which knowledge and learning were built and developed in an integrated, inclusive and active, making use of varied teaching and curriculum. Note that the master's student tried to stimulate meaningful learning, which boosted the overall development of each child, based on the interests, needs and prior knowledge of children’s, using motivational strategies and integrate their realities nearby.pt_PT
dc.identifier.tid202765733
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9816
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógica e curricularpt_PT
dc.subjectZona de desenvolvimento próximopt_PT
dc.subjectPráxispt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectpedagogical and curricular differentiationpt_PT
dc.subjectNear development zonept_PT
dc.subjectpraxispt_PT
dc.titleRelatório de estágio em educação pré-escolar e encino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AndreiaVentura_2013.pdf
Size:
434.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: