Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A monitorização do desenvolvimento de crianças entre os três e os cinco anos: Instrumento de observação para educadores de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JoanaEsperança_2019.pdf6.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os primeiros anos de vida de uma criança são determinantes para o seu desenvolvimento. Identificar precocemente os riscos e desafios desenvolvimentais assume uma importância fulcral permitindo intervir atempadamente em fatores adversos que interferem com o desenvolvimento e bem-estar da criança. Face à escassez de instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil direcionada para educadores de infância, este trabalho teve como objetivos: 1) desenvolver um Instrumento – “Grelha de Observação do Desenvolvimento Pré-Escolar para Educadores” (GODPE) – que permita a identificação precoce de sinais de alerta para crianças com três, quatro e cinco anos, nos Domínios Cognitivo, Socioemocional, da Comunicação e da Linguagem e Sensório-Motor; 2) avaliar a implementação da grelha de observação e auscultar a opinião dos educadores sobre a sua importância e usabilidade. Estes objetivos foram concretizados em dois estudos. No Estudo 1, onze especialistas foram auscultados em duas rondas através do Método de Delphi para definir as competências essenciais para caracterizar o desenvolvimento de crianças entre os três e os cinco anos de idade. Em resultado, obtivemos a versão final do instrumento composto por 180 itens. No Estudo 2, dezoito Educadores de Infância aplicaram a GODPE a 181 alunos, com desenvolvimento típico e em risco de atraso no desenvolvimento. Os resultados indicam que a GODPE demonstra uma boa consistência interna e permite identificar diferenças nos níveis de necessidade de suporte entre alunos com desenvolvimento típico e alunos em risco de atraso do desenvolvimento. A GODPE foi descrita pelos educadores como importante e de fácil utilização na sua atividade profissional.
The early years of a child are crucial to her development. Early idenIficaIon of developmental risks and challenges is central to Imely intervenIon on adverse factors that interfere with the child’s development and well-being. However, the scarcity of development assessment tools for Educators has been a recurring theme in the literature. In this sense, this work aims: 1) to develop an Instrument - “ObservaIon Grid for Early Childhood Development for Educators” - aimed at Early Childhood Educators, allowing the early idenIficaIon of warning signs for children with three, four and five years, in the CogniIve, SocioemoIonal, CommunicaIon and Language and Sensory-Motor domains; 2) to evaluate the implementaIon of the observaIon grid and collect the Educators’ opinion about its importance and usability. These objecIves were achieved through two studies. In Study 1, the essenIal competences were defined to characterize the development of children between three and five years of age. For this, we used the Delphi Method with two rounds of consultaIon to a panel of eleven specialists, resulIng in the final version of the instrument composed of 180 items. In Study 2, eighteen Educators applied the GODPE to 181 students with typical development and at risk of developmental delay. The results indicate that the GODPE demonstrates good internal consistency and idenIfies staIsIcally significant differences in the levels of support need between students with typical development and at risk of developmental delay. The GODPE has been described by Educators as important and easy to use in their professional acIvity.

Description

Keywords

IdenIficação precoce Instrumento Desenvolvimento Pré-escolar Early IdenIficaIon Instrument Pre-school development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License