Repository logo
 
Publication

As percepções do ensino ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete - na inserção profissional do aluno egresso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLencastre, José Alberto
dc.contributor.authorKeller, Rosenara Flores
dc.date.accessioned2020-01-14T12:05:01Z
dc.date.available2020-01-14T12:05:01Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractA partir da criação dos Institutos Federais, surge no Brasil uma nova realidade educacional que tem por finalidade ofertar a educação profissional e tecnológica. O objetivo é formar e qualificar cidadãos voltados para a atuação profissional, com ênfase no desenvolvimento social, local, regional e nacional. Posteriormente à formação académica, eis que surge o momento de conquista profissional, que vai desde a obtenção de um emprego até o reconhecimento concedido e aperfeiçoamento laboral. O presente estudo reporta esta realidade pós-formaçãono Instituto Federal Farroupilha, Campus de Alegrete-RS, por intermédio de alunos egressos dos Cursos Técnicos de Agroindústria e de Informática. Teve por objetivo recolher as percepções destes alunos sobre o grau de influência prática do conhecimento obtido nos cursos técnicos na inserção no mercado de trabalho. Atendendo à natureza dos objetivos delineados adotou-se uma metodologia quantitativa, com um design de estudo de caso, mediante a realização de inquéritos por questionário. Os resultados obtidos junto dos alunos dos respetivos cursos mostram que estes aprovaram o conhecimento obtido, uma vez que obtiveram êxito na sua inserção no mercado de trabalho.pt_PT
dc.description.abstractBackground: After academic training, behold, the moment of professional achievement arises, ranging from the acquisition of a job, to the recognition granted, and to the work improvement. What the present discusses, is directly exposed, the reality post-graduation in the Federal Institute Farroupilha, Campus of Alegrete-RS, through students and graduates of thetechnical courses of agrondustry and informatics. Objective: To evaluate the influence of the knowledge obtained along the technical courses of the Federal Institute Farroupilha, Campus of Alegrete-RS, before the insertion in the work market of the rescpective students in an approach of the practical reality of them. Methods: Case study, through interviews and questionnaires of the socio-economic genre, and development of dissertations and testimonies by the students with the purpose of knowledge of the degree of practical influence of Obtained together with the Federal Institute Farroupilha-Campus of Alegrete-RS.Results: It was found that among the 15 students of the respective technical courses of agroindustry and informatics each, they approved the knowledge obtained together with the Federal Institute Farroupilha-Campus of Alegrete-RS, and therefore succeeded in its Their insertion in the labour market.pt_PT
dc.identifier.tid202570436
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15266
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAlunos egressospt_PT
dc.subjectInstituto Federal Farroupilhapt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectMercado de trabalhopt_PT
dc.subjectFormer studentspt_PT
dc.subjectFarroupilha Federal Institutept_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.subjectLabour marketpt_PT
dc.titleAs percepções do ensino ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete - na inserção profissional do aluno egressopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RosenaraKeller_2019.pdf
Size:
2.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: