Publication
Entre desafios e descobertas: a importância das estratégias de planificação textual no processo de escrita
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Costa, José António | |
dc.contributor.author | Abreu, Ana Margarida Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T11:36:12Z | |
dc.date.available | 2025-08-20T11:36:12Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório apresenta a experiência vivida pela professora em formação no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º e 2.º CEB. Constituindo uma passagem da teoria à prática, teve como objetivo a aplicação de todo o conhecimento pedagógico-didático adquirido ao longo do percurso formativo, no contexto real de ensino. Neste sentido, destaca-se a fundamentação da intervenção à luz dos documentos orientadores e normativos e da observação e caracterização do contexto educativo, onde decorreu a mesma, permitindo uma adequação da ação pedagógica. Além disso, reflete-se sobre as competências essenciais ao exercício docente nas diversas áreas, com especial foco na diversificação de estratégias ativas e intencionais, de forma a garantir o desenvolvimento integral de todos os alunos, preconizado no PASEO. Além disso, o relatório inclui uma dimensão investigativa, que aborda a relevância das estratégias de planificação na produção textual como forma de promover a competência compositiva dos alunos de uma turma do 5.º ano. A partir de uma investigação-ação, depois da leitura de bibliografia, foram recolhidos e analisados dados, que sugeriram uma influência positiva desta etapa do processo de escrita na qualidade global dos textos. Sublinha-se, assim, a necessidade de avaliar sistematicamente a ação docente, no sentido de aferir a sua relevância e eficácia, permitindo um reajustamento e reformulação, que deve ser constante para a promoção de um ensino de qualidade. | por |
dc.description.abstract | This document presents the experience of the trainee teacher within the framework of the curricular unit Supervised Teaching Practice, carried out in the 1st and 2nd cycles of Basic Education. Representing a transition from theory to practice, its primary objective was to apply the pedagogical and didactic knowledge acquired throughout the teacher training programme in a real educational context. Particular emphasis is placed on grounding the intervention in official guiding and regulatory documents, as well as on the observation and characterization of the educational setting where the practice took place, allowing for pedagogical actions to be appropriately tailored. Moreover, it reflects on the essential competencies required for teaching across various domains, with special focus on diversifying active and intentional strategies to ensure the holistic development of all students, as advocated by the PASEO framework. In addition, the text includes a research component addressing the relevance of planning strategies in writing production as a means of enhancing the compositional skills of a 5th-grade class. Based on an action-research methodology and informed by a review of relevant literature, data were collected and analysed, suggesting a positive impact of this stage of the writing process on the overall quality of students’ texts. This underscores the need for systematic evaluation of teaching practices to assess their relevance and effectiveness, thereby enabling continuous adjustments and reformulations essential for promoting high-quality education. Keywords: | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30312 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
dc.subject | Diversificação | |
dc.subject | Estratégias de planificação | |
dc.subject | Investigação-ação | |
dc.subject | Ensino de qualidade | |
dc.subject | Supervised teaching practice | |
dc.subject | Diversification | |
dc.subject | Planning strategies | |
dc.subject | Action research | |
dc.subject | Quality education | |
dc.title | Entre desafios e descobertas: a importância das estratégias de planificação textual no processo de escrita | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |