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A influĂȘncia do marketing digital no comportamento do consumidor em aderir a consultas por telemedicina em Portugal

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Telemedicine is a concept that emerged in the late twentieth century, in the context of information technologies evolution. However, with the health technologies evolution and the outbreak of COVID-19, the need for studying the importance of telemedicine in Portugal became evident. Although the application of telemedicine is wide, regarding the remote consultations, there are still some restrictions to its use within the medical profession. This study aimed to investigate, through the application of an adapted TAM, whether digital marketing is able to influence the perception and behavior of consumers in adhering to telemedicine as a complementary health care option that offers more convenience through the use of digital platforms. Following a mixed approach, it was initially intended to explore, through qualitative research, the perceptions of medical professionals regarding the benefits and risks involved in the adoption of telemedicine in Portugal. Then, through quantitative research the results were deepened and the motivating factors of adoption of telemedicine consultations, as well as the ways that digital marketing could influence its expansion, were explored from a consumer stand point. The qualitative results indicate that the adoption of telemedicine is expanding in Portugal in several medical specialties and with great benefits, especially for those who live in areas where there is a shortage of doctors. Despite this, it is reported a significant loss in the doctor-patient relationship, and that it should not replace the initial in person consultation. The quantitative results indicate that "attitude" is the factor that most influences the adoption of telemedicine, and for this reason, the online experience marketing is of high relevance, as most of the individuals' attitudes are learned, not innate, and they are expected to change as a function of experience. It is concluded that digital marketing has a fundamental responsibility in the expansion of this technology, as it can contribute to the creation of a better customer experience for the telemedicine product.
A telemedicina Ă© um conceito que emerge nos finais do sĂ©culo XX, no contexto da evolução das tecnologias da informação. No entanto, com a evolução das tecnologias da saĂșde e o surto da COVID-19, evidenciou-se a necessidade de estudar a importĂąncia da telemedicina em Portugal. Apesar da aplicação da telemedicina ser ampla, no que tange as consultas Ă  distĂąncia, a mesma ainda Ă© vista com restriçÔes dentro da classe mĂ©dica. Este trabalho teve como objetivo investigar, atravĂ©s da aplicação de modelo adaptado do TAM se o marketing digital Ă© capaz de influenciar a perceção e o comportamento do consumidor em aderir Ă  telemedicina como uma opção de cuidado de saĂșde complementar que oferece mais comodidade atravĂ©s da utilização de plataformas digitais. Seguindo uma abordagem mista, destinou-se inicialmente a explorar, atravĂ©s de pesquisa qualitativa, as perceçÔes dos mĂ©dicos quanto aos benefĂ­cios e riscos envolvidos na adoção da telemedicina em Portugal. A seguir, atravĂ©s de pesquisa quantitativa aprofundou-se os resultados e explorou-se, na Ăłtica dos consumidores, os fatores motivadores da adesĂŁo Ă s consultas por telemedicina e como o marketing digital poderia influenciar sua expansĂŁo. Os resultados da qualitativa indicam expansĂŁo da adoção em diversas especialidades mĂ©dicas e com grandes benefĂ­cios, principalmente para quem reside em zonas carentes de mĂ©dicos. Apesar disso, observa-se relato de significativa perda na relação mĂ©dico-doente, nĂŁo devendo substituir a consulta inicial de forma presencial. Os resultados da quantitativa indicam ser a “atitude” o fator que mais gera influĂȘncia na adesĂŁo Ă  telemedicina, e por isto, o marketing de experiĂȘncia online revela-se de elevada relevĂąncia, pois a maioria das atitudes dos indivĂ­duos sĂŁo aprendidas, nĂŁo inatas, e Ă© esperado que se modifiquem em função da experiĂȘncia. Conclui-se que o marketing digital tem fundamental responsabilidade na expansĂŁo desta tecnologia, pois pode contribuir para a criação de uma melhor customer experience para o produto telemedicina.

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Telemedicina Marketing digital Marketing de experiĂȘncia Technology acceptance model Telemedicine Digital marketing Experience marketing

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