Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento e Avaliação de Meios de Apoio ao Ensino de Engenharia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_HelenaRocha_2016_MEESE.pdf4.75 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Uma vez encurtado o número de anos das licenciaturas, com a entrada em vigor do Processo de Bolonha (PB), o tempo disponível para o ensino e aprendizagem torna-se bastante valioso devendo ser bem gerido e aproveitado. Com o objetivo de fazer uma melhor gestão desse tempo optou-se por utilizar as novas tecnologias para desenvolver meios de apoio ao ensino. Com vista a colmatar algumas lacunas existentes no conhecimento dos alunos e domínio de alguns conceitos básicos da Eletrónica, será, neste trabalho, desenvolvido um conjunto de meios de apoio ao ensino que consistirão em elementos audiovisuais explicativos de três matérias diferentes. O primeiro vídeo fará a distinção entre cargas lineares e cargas nãolineares, o segundo apresentará uma explicação simples do conceito de harmónico e o último consistirá na distinção entre terra e massa e suas funções. Depois de desenvolvidos torna-se necessária a sua validação, com vista a conseguir provar utilidade dos mesmos. Esta validação será feita recorrendo a questionários aplicados a uma amostra da comunidade estudantil do curso de Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Once shortened the number of years of undergraduate education, with the entry of the Bologna directive, the time available for learning becomes quite valuable and should be properly managed and better used. In order to enhance the time management, priorities were chosen and new ways to support educational instruction were assured by new technological means. In the scope of this thesis and in order to cap students’ minds and master some basic knowledge of Electronics, this work will develop and set a foundation to uphold and support pedagogical skills based on visual motion elements of three separate subjects. A first video will distinguish the difference between linear loads and nonlinear loads, followed up by a second video where we define the harmonic concept on a step-by-step approach and lastly, a final video, in which we set apart earth and ground functions in distinction. Once the support becomes developed, it’s necessary to validate the approach in order to prove its efficiency. Validation will be set thru survey polls on a student population sample within the undergrads of Electrical Engineering on Electrical Energy Systems course of the college institute Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Description

Keywords

Estudo de engenharia Ensino de eletricidade Educação em engenharia Cargas lineares Cargas não-lineares Conceito de terra Conceito de massa Conteúdo harmónico Study of engineering Electricity education Engineering education Linear loads Non-linear loads Concept of earth Ground concept Harmonic content

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue