Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Respostas das crianças à música contemporânea

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Ana Coelho_2025.pdf1.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior do Instituto Politécnico do Porto e, encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo aborda a observação da prática pedagógica realizadas em diferentes contextos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo descreve a PES, apresentando a escola, a turma e as atividades desenvolvidas, seguida de uma reflexão fundamentada sobre o estágio. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Respostas das crianças à música contemporânea”. São descritos os objetivos, a metodologia adotada, a análise e a discussão de dados. Esta investigação procura observar as reações das crianças à música contemporânea e compreender o grau de familiaridade que possuem com este estilo musical. A música contemporânea, também designada música de vanguarda, refere-se sobretudo às composições eruditas da segunda metade do século XX. Este estilo distingue-se pela abertura à experimentação e pela procura de novas sonoridades, considerando que qualquer objeto capaz de produzir som pode ser integrado na criação musical. Por último, apresentam-se as considerações finais, nas quais se destaca a importância desta investigação para o papel dos professores de Educação Musical, no sentido de promover o contacto das crianças com este estilo musical o mais precocemente possível.
This work was carried out as part of the Supervised Teaching Practise (STP), a curricular unit of the Master’s Degree in Music Education Teaching in Basic Education at the School of Education of the Instituto Politécnico do Porto. It is divided into three chapers. The first chapter addresses the observation of pedagogical practice conducted in diferente contexts whithin the 2nd Cycle of Basic Education. The second chapter describes the STP, presenting the school, the class, and the activities developed, followed by a justified reflection on the internship. The third chapter presents the research project entitled “Children’s Responses to Contemporary Music”. It describes the objectives, the methodology used, as well the analysis and discussion of the data. This research seeks to observe children’s reactions to contemporary music and the understand their level of familiarity with this musical style. Contemporary music, also referred to as avant-garde music, mainly refers to classical compositions from the second half of the 20th century. This style is characterized by its openness to experimentation and the pursuit of new sounds, considering that any object capable of producing sound can be integrated into musical creation. To conclude, the final considerations are presented, highlighting the importance of this research for the role of Music Education teachers, particularly in promoting chindren’s early expouse to this musical style.

Description

Keywords

Música contemporânea Respostas das crianças Educação musical Prática de ensino supervisionada Contemporary music Chindren’s responses Music education Supervised teaching practice

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License

Without CC licence