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Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores

dc.contributor.authorGonçalves, Helena
dc.contributor.authorCapitão, Romana
dc.contributor.authorFerraz Oliveira, Rita
dc.date.accessioned2023-02-09T13:48:15Z
dc.date.available2023-02-09T13:48:15Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA hipertensão arterial tem sido descrita como o fator de risco mais prevalente para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte a nível mundial. A sua prevalência em Portugal, no ano de 2015, foi de 36%. O sucesso terapêutico desta patologia depende de um bom conhecimento acerca das diferentes alternativas terapêuticas disponíveis no mercado. Torna-se assim necessário garantir uma correta aprendizagem sobre os diferentes grupos terapêuticos/fármacos. Com vista a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-a mais apelativa e efetiva, tem-se recorrido cada vez mais à utilização de ferramentas digitais. Este estudo teve como objetivo, avaliar o impacto de uma aplicação móvel na aquisição e/ou consolidação de conhecimentos acerca dos Anti-hipertensores, num contexto de Estudantes do Curso de Licenciatura em Farmácia. O estudo decorreu na Escola Superior de Saúde do Porto, com uma amostra de 141 estudantes. Os dados foram recolhidos através da aplicação de dois questionários. O primeiro aplicado no início do estudo e o segundo após utilização da aplicação móvel. Foram definidos 4 grupos de estudo, que diferiam na frequência de utilização da aplicação: grupo A (2 vezes por semana), grupo B (4 vezes por semana), grupo C (todos os dias), grupo D (grupo de controlo). O estudo revelou uma evolução notória do primeiro para o segundo questionário, em todos os anos curriculares (p<0,001) e em todos os grupos de estudo (p<0,001). Esta mostrou-se superior no grupo experimental comparativamente ao grupo de controlo. No grupo A observou-se uma evolução percentual de 31,34%, no grupo B de 45,18% e no grupo C de 49,37%. Assim, conclui-se que as aplicações digitais móveis, em formato de jogo, que contenham conteúdos curriculares/educacionais podem ser utilizadas como ferramentas didático-pedagógicas em estudantes do Ensino Superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCapitão, R., Gonçalves, H., & Ferraz Oliveira, R. . (2020). Avaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensores. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 3(1), 45–65. https://doi.org/10.34630/pel.vi3.3704pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/pel.vi3.3704pt_PT
dc.identifier.issn2184-1837
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22217
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOJS/PKPpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/3704pt_PT
dc.subjectHipertensãopt_PT
dc.subjectAnti-hipertensorespt_PT
dc.subjectAplicações digitais móveis em formato de jogopt_PT
dc.titleAvaliação do impacto de uma aplicação móvel no conhecimento acerca dos Anti-Hipertensorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage65pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titlePratica. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learningpt_PT
oaire.citation.volumeVol. 3 N.º 1pt_PT
person.familyNameFerraz Oliveira
person.givenNameRita
person.identifier.ciencia-idFD1F-2E0C-1254
person.identifier.orcid0000-0003-3933-5740
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6c1b7213-1303-47eb-bfa7-ecbef6a9b8d9
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