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Otimização estrutural de uma biela de motor utilizando métodos de otimização topológica sem malha

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorBelinha, Jorge Américo de Oliveira Pinto
dc.contributor.advisorRodrigues, Daniel do Espírito Santo
dc.contributor.authorOLIVEIRA, JOÃO TIAGO TOMÁS
dc.date.accessioned2025-12-18T11:46:43Z
dc.date.available2025-12-18T11:46:43Z
dc.date.issued2025-11-20
dc.description.abstractIn recent years, meshless methods have gained significant attention in the scientific community, undergoing substantial methodological advancements. These methods have emerged as a promising alternative to traditional finite element methods, particularly for problems involving complex geometries and large deformations. They address some of the shortcomings of the Finite Element Method approach (FEM), such as mesh dependency and difficulties in handling severe mesh distortion. This dissertation investigates the potential of combining meshless methods with topology optimization techniques for the design of lightweight and efficient structural components. The study focuses on two specific formulations, the Radial Point Interpolation Method (RPIM) and the Natural Neighbour Radial Point Interpolation Method (NNRPIM) combined with a Bi-directional Evolutionary Structural Optimization (BESO) algorithm, which are compared against FEM. First, benchmark examples were addressed, allowing to understand the performance and reliability of the meshless methods formulations. Then, an engine rod was analysed and structurally optimized using the meshless topology optimization framework. The results show that meshless methods are capable of producing optimized results very close with the FEM, permitting to consider meshless methods an alternative technique to FEM.eng
dc.description.abstractNos últimos anos, os métodos sem malha têm ganho atenção significativa na comunidade científica, passando por avanços substanciais. Estes métodos surgiram como uma alternativa promissora aos métodos tradicionais dos elementos finitos, particularmente para problemas que envolvem geometrias complexas e grandes deformações. Estes métodos corrigem algumas das limitações do Método dos Elementos Finitos (FEM), como a dependência da malha e as dificuldades em lidar com grandes distorções de malha. Esta dissertação investiga o potencial da combinação de métodos sem malha com técnicas de otimização topológica para o projeto de componentes estruturais leves e eficientes. O estudo concentra-se em duas formulações específicas, o Radial Point Interpolation Method (RPIM) e o Natural Neighbour Radial Point Interpolation Method (NNRPIM) combinados com um algoritmo Bi-directional Evolutionary Structural Optimization (BESO), que são comparados com o FEM. Primeiro foram abordados exemplos de referência, que permitem compreender o desempenho e a fiabilidade das formulações dos métodos sem malha. De seguida, foi analisado uma biela de um motor foi analisada e otimizada estruturalmente utilizando métodos de otimização topológica combinados com métodos sem malha. Os resultados mostram que os métodos sem malha são capazes de produzir resultados otimizados muito próximos dos obtidos com o FEM, permitindo considerá-los como uma técnica alternativa ao FEM.por
dc.identifier.tid204067472
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/31251
dc.language.isoeng
dc.rights.uriN/A
dc.subjectFinite Element Method
dc.subjectMeshless Methods
dc.subjectStructural Optimization
dc.subjectRadial Point Interpolation Method (RPIM)
dc.subjectNatural Neighbour Radial Point Interpolation Method (NNRPIM)
dc.subjectMétodo de Elementos Finitos
dc.subjectMétodos sem Malha
dc.subjectOtimização Estrutural
dc.titleOtimização estrutural de uma biela de motor utilizando métodos de otimização topológica sem malhapor
dc.title.alternativeStructural optimization of an engine rod using a meshless method topology optimization frameworkeng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica

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