Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Gestão e monitorização de API

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_CatarinaSousa_2020_MEI.pdf4.9 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Durante o processo de criação de um produto existem várias etapas, nomeadamente, análise da viabilidade e utilidade, planeamento do desenvolvimento, implementação da solução e avaliação do produto final (tendo em conta padrões definidos). No presente documento é descrito o processo de criação de uma ferramenta de monitorização e gestão da API, da empresa E-goi. Esta conta com vários produtos, contudo o principal é uma plataforma de automatização de marketing multicanal. Neste documento o processo é apresentado através de uma introdução, contextualização, estado de arte, análise de valor, do design da solução, da implementação e da experimentação. Na introdução foi descrito todo o contexto do problema e do projeto. No caso da contextualização descreveu-se todo o conhecimento necessário para entender o lado técnico do problema, nomeadamente API, SDK, gestão e monitorização de API. Com o estado de arte, pretendeu-se apresentar os critérios necessários para uma solução que resolva o problema e comparou-se a ferramentas no mercado. Neste caso foram analisados o OpenAPI Generator, APIMAtic e o Assertible. Em relação à análise de valor foi analisada a solução, na perspetiva do valor que irá trazer à empresa onde foi concebida, através do New Concept Developement (NCD). O design da solução descreveu todo o planeamento elaborado para a implementação da mesma, como os requisitos funcionais e não funcionais, domínio, arquitetura, implantação e serviços. Na implementação detalhou-se toda a solução numa perspetiva técnica, nomeadamente a interface gráfica, serviços e pipeline de SDK. E por fim, a experimentação, examinou a solução encontrada segundo um conjunto de testes de software e usabilidade. Este trabalho deu origem a um artigo de investigação submetido ao simpósio de engenharia informática 20-21.
During the process of creating a product, there are several steps, namely, feasibility and utility analysis, development planning, solution implementation and evaluation of the final product (considering defined standards). This document describes the process of creating an API monitoring and management tool, by the company E-goi. The company has several products, however the main one is a multichannel marketing automation platform. In this document, the process is presented through an introduction, contextualization, state of the art, value analysis, solution design, implementation, and experimentation. In the introduction was described the entire context of the problem and the project. In the case of contextualization, all the knowledge necessary to understand the technical side of the problem was described, namely API, SDK, API management and monitoring. With the state of the art, it was intended to present the necessary criteria for a solution that solves the problem and compared it to tools on the market. In this case, OpenAPI Generator, APIMAtic and Assertible were the ones analyzed. In relation to value analysis, the solution was analyzed, from the perspective of the value it will bring to the company where it was conceived, through the New Concept Developement (NCD). The solution design described all the planning developed for its implementation, such as functional and non-functional requirements, domain, architecture, deployment, and services. In the implementation, the entire solution was detailed from a technical perspective, namely the graphical interface, services, and SDK pipeline. Finally, the experimentation examined the solution found according to a set of software and usability tests. This work gave rise to a research article submitted to the computer engineering symposium 20-21.

Description

Keywords

Monitorização Gestão API

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License