Repository logo
 
Publication

A comunicação entre o diretor e os professores no agrupamento X

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.authorBastos, Maria do Rosário Vieira
dc.date.accessioned2016-02-25T16:46:43Z
dc.date.available2016-02-25T16:46:43Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA comunicação é essencial nas relações interpessoais, quer ao nível das organizações em geral, quer na organização escolar em particular. As funções de administração, como planeamento, organização, liderança e controle, são levadas a cabo com sucesso, dentro de uma organização quando apoiadas num processo de comunicação eficaz. O objectivo deste estudo foi procurar soluções para a ineficácia relativa do processo de comunicação entre o Diretor e os professores no Agrupamento X. Metodologicamente desenvolveu-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, onde se recorreu a instrumentos de recolha de dados como entrevistas e ‘focus group’. Desta forma identificou-se e descreveu-se o processo de comunicação adotado no Agrupamento X entre o Diretor e os professores, bem como se recolheram as opiniões dos docentes e do Diretor sobre a comunicação e a gestão da informação no Agrupamento. Este estudo permitiu reconhecer que a fraca internalização de alguns conceitos e mecanismos do processo comunicacional por parte dos atores contribui para ineficácia relativa deste processo. Na criação do plano de ação retomámos e valorizamos a ideia de que um modelo de comunicação assente nas principais funções da comunicação poderá ser a chave para o maior envolvimento dos docentes na consecução dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento, ou seja, é dada a resposta à pergunta partida deste projeto – como melhorar o processo de comunicação entre o Diretor e os professores no Agrupamento X?pt_PT
dc.description.abstractCommunication is essential in interpersonal relationships, both at the level of organizations in general, as well as in school organization in particular. The administration functions, such as planning, organization, leadership and control, are carried out successfully within an organization when based on an effective communication process. The purpose of this study was to find solutions to the relative ineffectiveness of the communication process between the Headmaster and the teachers in the Group of Schools X. A case study of qualitative nature was developed methodologically which relied on data collection tools such as interviews and 'focus group'. Thus, the communication process adopted in the Group of Schools X between the Headmaster and the teachers was identified and described, and the opinions of the teachers and the Headmaster about communication and the management of information in the Group of Schools were gathered as well. This study allowed the recognition that the weak internalization of some concepts and mechanisms of the communication process by the players contributes to the relative ineffectiveness of this process. In creating the action plan we resumed and valued the idea that a communication model based on the main functions of communication might be the key to the greater involvement of teachers in achieving the goals of the Group of Schools’ Education Project, that is, the answer is given to this project's starting question - how to improve the communication process between the Headmaster and the teachers in the Group of Schools X?pt_PT
dc.identifier.tid201173689
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7734
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectProcesso de comunicaçãopt_PT
dc.subjectDiretorpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectCommunication processen
dc.subjectHeadmasteren
dc.subjectTeachersen
dc.subjectInvolvementen
dc.titleA comunicação entre o diretor e os professores no agrupamento Xpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MariaBastos_2015.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: