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A autonomia e flexibilidade curricular: perspetivas dos docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorFerreira, Juliana
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2019-10-25T10:09:45Z
dc.date.available2019-10-25T10:09:45Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO conceito de currículo tem sido amplamente estudado, reconhecendo-se a dificuldade em evidenciar uma definição de consenso amplo. Os estudos curriculares, iniciados no século passado, com Bobbitt (1918) como um dos seus autores pioneiros, vinculam o currículo à predefinição dos conteúdos e, por vezes, dos métodos a desenvolver em contexto escolar, numa lógica que Pinar (2004) tem denominado de ‘currículo à prova de professor(es)’. Porém, após a década de 1970, com autores como Senhouse (1979), Huebner (1967) e Schwab (1969), os estudos curriculares evidenciaram maior preocupação com a sua dimensão prática o que, por inerência, possibilita a reflexão e discussão sobre conceitos como autonomia, flexibilização ou, recorrendo à proposta de Leite, territorialização curricular. Tendo em consideração o apresentado, o presente estudo tem como objetivo compreender de que modo os docentes definem e autonomia e flexibilidade curricular (considerando as indicações normativas explicitadas no Decreto-Lei 55/2018), e de que forma perspetivam esses conceitos, considerando a sua relação com o quotidiano escolar e com a prática educativa. Para tal, foram recolhidos dados, através de um inquérito por questionário — disponibilizado online e respondido, voluntariamente, por 40 docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico, das diferentes áreas disciplinares — que indicia que os professores, deste nível de ensino conceptualizam os conceitos de modo indiferenciado, reconhecendo a sua importância nas realidades escolares, mas considerando não existirem as condições administrativas e materiais necessárias para o desenvolver.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, J., & Duarte, P. (2019). A autonomia e flexibilidade curricular: perspetivas dos docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Em C. Leite (coord.), P. Fernandes (coord.), A. Monteiro, C. Figueiredo, F. Sousa-Pereira, & M. Pinto (Org.), Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): II Seminário (pp. 130-141). Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UPorto).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14743
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UPorto)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectDocênciapt_PT
dc.subjectFlexibilidadept_PT
dc.titleA autonomia e flexibilidade curricular: perspetivas dos docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage141pt_PT
oaire.citation.startPage130pt_PT
person.familyNameDuarte
person.givenNamePedro
person.identifier3026711
person.identifier.ciencia-idF212-8545-5A0A
person.identifier.orcid0000-0002-1586-2012
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication849915c6-0258-44f2-a971-d3cf99f16213
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