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A autonomia e flexibilidade curricular: perspetivas dos docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Ferreira, Juliana | |
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2019-10-25T10:09:45Z | |
dc.date.available | 2019-10-25T10:09:45Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O conceito de currículo tem sido amplamente estudado, reconhecendo-se a dificuldade em evidenciar uma definição de consenso amplo. Os estudos curriculares, iniciados no século passado, com Bobbitt (1918) como um dos seus autores pioneiros, vinculam o currículo à predefinição dos conteúdos e, por vezes, dos métodos a desenvolver em contexto escolar, numa lógica que Pinar (2004) tem denominado de ‘currículo à prova de professor(es)’. Porém, após a década de 1970, com autores como Senhouse (1979), Huebner (1967) e Schwab (1969), os estudos curriculares evidenciaram maior preocupação com a sua dimensão prática o que, por inerência, possibilita a reflexão e discussão sobre conceitos como autonomia, flexibilização ou, recorrendo à proposta de Leite, territorialização curricular. Tendo em consideração o apresentado, o presente estudo tem como objetivo compreender de que modo os docentes definem e autonomia e flexibilidade curricular (considerando as indicações normativas explicitadas no Decreto-Lei 55/2018), e de que forma perspetivam esses conceitos, considerando a sua relação com o quotidiano escolar e com a prática educativa. Para tal, foram recolhidos dados, através de um inquérito por questionário — disponibilizado online e respondido, voluntariamente, por 40 docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico, das diferentes áreas disciplinares — que indicia que os professores, deste nível de ensino conceptualizam os conceitos de modo indiferenciado, reconhecendo a sua importância nas realidades escolares, mas considerando não existirem as condições administrativas e materiais necessárias para o desenvolver. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, J., & Duarte, P. (2019). A autonomia e flexibilidade curricular: perspetivas dos docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Em C. Leite (coord.), P. Fernandes (coord.), A. Monteiro, C. Figueiredo, F. Sousa-Pereira, & M. Pinto (Org.), Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): II Seminário (pp. 130-141). Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UPorto). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14743 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UPorto) | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Docência | pt_PT |
dc.subject | Flexibilidade | pt_PT |
dc.title | A autonomia e flexibilidade curricular: perspetivas dos docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 141 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 130 | pt_PT |
person.familyName | Duarte | |
person.givenName | Pedro | |
person.identifier | 3026711 | |
person.identifier.ciencia-id | F212-8545-5A0A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1586-2012 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 849915c6-0258-44f2-a971-d3cf99f16213 | |
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