Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica e acompanhamento da prática letiva em sala de aula

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.authorPereira, Margarida Isabel Soares Carneiro Fernandes
dc.date.accessioned2017-02-21T15:01:53Z
dc.date.available2017-02-21T15:01:53Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA dinâmica da supervisão pedagógica reveste-se de máxima importância dado que a atuação pedagógica dos professores se repercute no desenvolvimento dos alunos. O presente trabalho visa a aplicação de um novo conceito de supervisão, inserido num novo paradigma, com finalidades de reflexão critica, através do desenvolvimento de um processo de entreajuda conducente à partilha e troca de experiências que com o objetivo de melhorar a prática do ensino e, consequentemente, das aprendizagens. Assim, o supervisor deve, através do acompanhamento da prática letiva na sala de aula, proceder à observação e análise das práticas pedagógicas existentes. Tal pode ser alcançado incrementando um processo de trabalho colaborativo que permita o aconselhamento, a reflexão conjunta, a partilha e comparação de métodos e estratégias de ensino que visem o desenvolvimento profissional dos docentes assim como a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A reflexão critica, assim como a prática de questionamento e discussão, poderão garantir a hipótese de encontrar a melhor solução para superar as dificuldades da profissionalidade docente.pt_PT
dc.description.abstractThe dynamic of teaching supervision faces the greatest importance assuming that the pedagogical performance of teachers has direct effects on the student’s development. This paper aims to propose a new concept of supervision, inserted in a new paradigm, with purposes of critical reflection through the development of the help to one another method, leading to share and change experiences, which promotes a better practice of teaching and learning. Therefore the supervisor must, through the attendance of academic practice in the classroom, proceed to the observation and analysis of the existent pedagogical practices. This might be achieved by increasing the collaborative work to afford the recommendation, the assemblage reflection, the sharing and confront of different education methods and strategies, to aims teacher’s professional development and also, the improvement of teaching and learning process. Critical reflection as well as a practice of quarrel and discussion may assure the chance to find the better solution to overcome each difficulty of the professional teaching life.pt_PT
dc.identifier.tid202763846
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9554
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPartilhapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectTeaching supervisionpt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSharingpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.titleSupervisão pedagógica e acompanhamento da prática letiva em sala de aulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MargaridaPereira_2013.pdf
Size:
484.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: