Repository logo
 
Publication

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa [Camões, IP] português língua de herança [PLH] - língua e identidade

dc.contributor.authorSilva, Fátima
dc.date.accessioned2016-07-01T15:00:31Z
dc.date.available2016-07-01T15:00:31Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNeste artigo, abordamos, num primeiro momento, a relação entre língua e identidade, tendo em mente que um dos objetivos principais do EPE [Ensino Português no Estrangeiro] é reforçar o vínculo afetivo dos alunos com as suas raízes. O trabalho que aqui apresentamos visa, precisamente, contribuir para a valorização desse elo afetivo dos alunos do EPE na Alemanha, com a LP [Língua Portuguesa] e com uma parte integrante da sua identidade. Num segundo momento, tendo em conta a heterogeneidade dos nossos alunos, dos seus perfis linguísticos e culturais, identificamos que estatuto assume a LP para estes alunos, elucidando sobre as dimensões pedagógicas adotadas ou a adotar no processo de E/A [Ensino e aprendizagem] do EPE. Destacamos, assim, o conceito de Português Língua de Herança [PLH], estatuto que o português assume para os alunos do EPE na Alemanha, percecionado como a língua minoritária, usada pelos filhos dos emigrantes das segundas e terceiras gerações, em contexto restrito, no seio familiar, com a família e, de uma forma menos frequente, com os amigos portugueses.pt_PT
dc.description.abstractIn this article, we intend to speak, at first, about the relationship between language and identity, having in mind that one of the main objectives of the EPE [Teaching Portuguese Abroad] is to strengthen the bonding of students with its roots. The work presented here intends precisely to contribute to the development of this emotional link of EPE students in Germany, with the LP [Portuguese Language] and their identity. Secondly, having in mind the diversity of our students, their linguistic and cultural profiles, we identify the status that the LP takes on for these students, addressing to the pedagogical dimensions in the process of E / A [Teaching and learning] of the EPE. We emphasize, as well, the concept of Portuguese as a Heritage Language [PLH], the status that the Portuguese takes for EPE students in Germany, regarded as the minority language used by the children of immigrants of the second and third generations in a narrow context, in a family environment, with the family and with the Portuguese friends.pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/erei.vi4.3951pt_PT
dc.identifier.issn2182-6435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8390
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopt_PT
dc.titleCamões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa [Camões, IP] português língua de herança [PLH] - língua e identidadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.titleE-Revista de Estudos Interculturais do CEIpt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A_Fatima Silva_2016.pdf
Size:
602.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: