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Otimização do Product Mix utilizando os métodos ABC e TDABC – Estudo de Caso

dc.contributor.advisorSilva, Eliana Oliveira da Costa ept_PT
dc.contributor.advisorSilva, Rui Jorge Rodrigues dapt_PT
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Catarina Magalhães
dc.date.accessioned2020-09-21T09:51:17Z
dc.date.available2020-09-21T09:51:17Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019pt_PT
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarialpt_PT
dc.description.abstractA capacidade de lidar com incertezas externas e internas determina o desenvolvimento e o destino de uma empresa. Nesse sentido, a contabilidade de gestão e os modelos de otimização podem contribuir para o sucesso de qualquer organização. Sendo a literatura existente ainda escassa, a presente investigação pretende desenvolver um modelo de otimização que utiliza a informação do Activity-Based Costing (ABC) e do Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) para determinar o ótimo product mix. Consideramos que este trabalho de investigação contribui, não só para reforçar a literatura existente relacionada com esta área de conhecimento, mas também como ferramenta para o contexto empresarial. Nesta dissertação, para a implementação do ABC foi utilizada a metodologia proposta Roztocki, Porter, Thomas, & Needy (2004), enquanto que para a implementação do TDABC foi utilizada a metodologia sugerida por Mortaji, Bagherpour, & Mazdeh (2013a). Por último, para o desenvolvimento dos modelos de otimização foi seguida a metodologia exposta em Zhuang & Chang (2017). A investigação realizada permitiu determinar as quantidades a produzir, de forma a obter o máximo lucro. Deste modo, a empresa tem uma ferramenta que permite decidir acerca de quais os produtos a produzir e em que quantidades, assim como a informação relativa à capacidade não utilizada dos recursos que possui. Permitindo à empresa adotar medidas estratégicas para aumentar a procura do produto em análise e, consequentemente, aumentar a respetiva produção.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The ability to deal with external and internal uncertainties determines a company's development and destiny. In this sense, management accounting and optimization models can contribute to the success of any organization. However, the existing literature is still scarce, therefore the present research intends to develop an optimization model that uses the Activity-Based Costing (ABC) and Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) information to determine the optimal product mix. We consider that this research work contributes not only to reinforce the existing literature, but also as a tool for the business context. In this dissertation, for the implementation of ABC, uses the methodology proposed by Roztocki, Porter, Thomas, & Needy (2004), while for the implementation of TDABC the methodology suggested by Mortaji, Bagherpour, & Mazdeh (2013a) was used. Finally, for the development of optimization models followed the methodology exposed in Zhuang & Chang (2017). The research carried out made allowed identifying the quantities to be produced in order to obtain the maximum profit. Thereby, the company has available a tool for assisting on decision of which products to product and in which quantities, as well as the information on unused capacity of its resources. Also, it allows the company to take strategic measures to increase demand for the product under analysis and thereby increase its production.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202529339pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16271
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestãopt_PT
dc.subjectActivity-Based Costing (ABC)pt_PT
dc.subjectTime-Driven Activity-Based Costing (TDABC)pt_PT
dc.subjectProduct Mixpt_PT
dc.subjectOtimizaçãopt_PT
dc.subjectI.S.I. – Indústria de Solas Injetáveis, LDApt_PT
dc.titleOtimização do Product Mix utilizando os métodos ABC e TDABC – Estudo de Casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.disciplineGestãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarialpt_PT

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DM_AnaCarvalho_MMADE_2019