Repository logo
 
Publication

Do articulado da lei à realidade percecionada pelos professores sobre a avaliação do desempenho docente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRomão, Paula
dc.contributor.authorCunha, Ana Filipa Felício Henriques da
dc.date.accessioned2024-01-03T15:02:44Z
dc.date.available2024-01-03T15:02:44Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2323
dc.description.abstractA Avaliação do Desempenho Docente (ADD) é uma prática comum à maioria dos países europeus. Os professores portugueses, em 2007, receberam o novo modelo com resistência. O atual sistema de ADD continua a ser motivo de discórdia entre os professores e o Ministério da Educação. Nesse contexto, pretendeu-se saber se o articulado da lei, sobre a ADD, correspondia à realidade que os professores percecionam. Tendo em vista esse objetivo, recorreu-se à aplicação de um inquérito por questionário, a todos os agrupamentos de Portugal Continental, com um total de 5852 respondentes. Este estudo de caso, com contornos de investigação-ação, foi analisado estatisticamente através da metodologia quantitativa, com recurso à estatística inferencial. Os resultados revelaram que há divergência entre os fundamentos da ADD, estabelecidos no Decreto Regulamentar n.º 26/2012 e o que é percecionado pelos professores. Posteriormente, foi delineado um plano de ação, com o objetivo de dar resposta a uma das questões que obteve grande discordância, por parte dos respondentes.pt_PT
dc.description.abstractTeacher Performance Appraisal is a common practice in most European countries. In 2007, Portuguese teachers received the new model with resistance. The current system for appraisal of teaching performance continues to be a source of contention between teachers and the Ministry of Education. In this context, we wanted to find out whether the law's provisions on the Teacher Performance Appraisal corresponds to the reality that teachers perceive. With this objective in mind, a questionnaire survey was implemented on all schools in mainland Portugal, with a total of 5852 respondents. This action research case study was statistically analysed using quantitative methodology and inferential statistics. The results revealed that there is a divergence between the fundamentals of Teacher Performance Evaluation, established in Regulatory Decree 26/2012, and what is perceived by teachers. Subsequently, an action plan was drawn with the aim of answering one of the questions which the respondents disagreed with the most.pt_PT
dc.identifier.tid203476832
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24384
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAvaliação do desempenho docentept_PT
dc.subjectProgressão na carreirapt_PT
dc.subjectEnquadramento legalpt_PT
dc.subjectTeacher performance appraisalpt_PT
dc.subjectCareer progressionpt_PT
dc.subjectLegal frameworkpt_PT
dc.titleDo articulado da lei à realidade percecionada pelos professores sobre a avaliação do desempenho docentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Administração das Organizações Educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Cunha_2023.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: