Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de | |
dc.contributor.advisor | Marta, Maria Margarida Campos | |
dc.contributor.author | Silva, Sandra Filipa Morais da | |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T11:44:08Z | |
dc.date.available | 2021-09-06T11:44:08Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Educativa Supervisionada,integrada no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta do processo de formação inicial que possibilita a habilitação profissional para a docência nas referidas áreas, espelhando o percurso formativo de um perfil duplo. Nesta produção apresenta-se o processo formativo da estagiária que procurou desenvolver práticas educativas promotoras de aprendizagens significativas para as crianças com efeitos no seu desenvolvimento pessoal e académico. Deste modo, privilegiaram-se pedagogias ativas num processo holístico e harmonioso com a sociedade atual, espelhadas nas vivências, nas reflexões e nos saberes profissionais construídos numa visão crítica e fundamentada acerca das duas valências. Por conseguinte, explanam-se as conceções teóricas e legais que sustentaram toda a trajetória, e que favoreceram o desenvolvimento da identidade profissional. Neste contexto, as etapas da metodologia lnvestigação-Ação, numa sequência de observação, planificação, ação e reflexão, e o modelo socioconstrutivista, base da construção social do conhecimento profissional, contribuíram para a transformação das práticas educativas e o desenvolvimento de um perfil docente crítico e reflexivo articulando a teoria e a prática. A Prática Educativa Supervisionada permitiu contactar com a realidade educacional, formando um professor de dupla valência que inclua todas as crianças, compreenda os seus interesses, as suas dificuldades, e as suas necessidades, de modo a conseguir estruturar e desenvolver atividades e percursos didáticos que valorizem e respeitem as crianças, também que fomente o trabalho colaborativo entre todos os atares do percurso formativo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This current internship report is part of the subject "Supervised Educational Practice" that is integrated in the Masters Degree of Pre-School Education and Elementary School. This document results from the initial training process. enabling the development of a career in teaching. This report presents the training process of the intern who sought to develop educational practices that promote meaningful learning for children with effects on their personal and academic development. Thus, active pedagogies were applied in a holistic and harmonious process in accordance with today's society. Thereby, the experiences. reflections and professional knowledge,based on a criticai and grounded vision of the two educational modules, can be observed. ln this sense,the theoretical and legal concepts that supported the entire path and that helped the development of professional identity are explained. The steps of the "Research-Action" methodology, in a sequence of observation, planning, action and reflection, and the socio-constructivist model, the foundation for the social construction of professional knowledge, contributed to the transformation of educational practices and the development of a criticai and reflective teacher's profile,combining theory and practice. The Supervised Educational Practice allowed contact with the reality of education, forming a dual-valued teacher who listens carefully to ali children, understands their interests, their difficulties and their needs, in arder to be able to structure and develop activities and didactic pathways that value and respect ali children. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202775704 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18313 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial docente | pt_PT |
dc.subject | lnvestigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Robótica educativa | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | lnitial teacher formation | pt_PT |
dc.subject | lnvestigation-action | pt_PT |
dc.subject | Robotic-education | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Sandra Silva_2021.pdf
- Size:
- 21.38 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format