Publication
Relatório de Estágio de Inês Gonçalves Carvalho
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Graça, Vânia Gabriela Dias | |
dc.contributor.advisor | Alves, Cristina Isabel Ferreira | |
dc.contributor.author | Carvalho, Inês Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T10:56:13Z | |
dc.date.available | 2025-08-20T10:56:13Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento é um requisito indispensável para a obtenção do grau de mestre com perfil duplo docente nas duas valências referidas e tem como principal propósito refletir a experiência pedagógica vivenciada pela mestranda na fase inicial da sua formação profissional. Face ao referido, este documento pretende refletir criticamente sobre a prática educativa, sustentada em pressupostos teóricos e nos documentos orientadores curriculares vigentes, com vista à sua melhoria, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação. Esta metodologia entende a formação docente como um processo cíclico e contínuo, adaptado às especificidades de cada contexto, apoiando-se na observação, planificação, ação, reflexão e avaliação das práticas. Paralelamente, a Metodologia de Trabalho de Projeto e a utilização de metodologias ativas permitiram promover aprendizagens significativas, centradas na criança enquanto agente do seu próprio desenvolvimento, segundo um paradigma socioconstrutivista. Além disso, neste percurso formativo, destacou-se a promoção do trabalho colaborativo entre os diversos agentes educativos: o par pedagógico, as crianças, as orientadoras cooperantes, as orientadoras institucionais, as famílias e a comunidade. Por sua vez, a valorização do envolvimento das famílias e da comunidade no processo educativo e a colaboração com todos os intervenientes supramencionados assumiram especial relevância no enriquecimento das práticas pedagógicas. Assim, a prática reflexiva da mestranda ao longo do percurso educativo permitiu que desenvolvesse saberes profissionais e pessoais essenciais no processo de construção da sua identidade profissional. | por |
dc.description.abstract | This internship report was written as part of the Supervised Educational Practice Curricular Unit, included in the syllabyus for the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. This document is an indispensable requirement for obtaining a master’s degree with a twofold teaching profile in the two areas mentioned above and its main purpose is to reflect the pedagogical experience that the master’s student had during the initial phase of her professional training. In view of the above, this document aims to critically reflect on educational practice, based on theoretical assumptions and current curriculum guidelines, with a view to improving it, using Action Research Methodology as a basis. This methodology sees teacher training as a cyclical and continuous process, adapted to the specificities of each context, based on observation, planning, action, reflection and evaluation practices. At the same time, the Project Based Learning and the use of active methodologies made it possible to promote meaningful learning, centred on the child as the agent of their own development, according to a socio-constructivist paradigm. In addition, this training course highlighted the promotion of collaborative work between the various educational agents: the teaching pair, the children, the co-operating tutors, the institutional tutors, the families and the community. In turn, valuing the involvement of families and the community in the educational process and collaborating with all the above-mentioned players were particularly important in enriching teaching practices. Thus, the master's student's reflective practice throughout her educational career has allowed her to develop professional and personal knowledge that is essential in the process of building her professional identity. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30307 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Desenvolvimento | |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | |
dc.subject | Paradigma socioconstrutivista | |
dc.subject | Prática educativa | |
dc.subject | Trabalho colaborativo | |
dc.subject | Collaborative work | |
dc.subject | Development | |
dc.subject | Educational practice | |
dc.subject | Project based learning | |
dc.subject | Socioconstructivist paradigm | |
dc.title | Relatório de Estágio de Inês Gonçalves Carvalho | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |