Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MariaInêsLima_2019.pdf654.17 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído por uma breve caraterização das instituições da Observação das Práticas Musicais, bem como dos contextos em que se inserem, a descrição das turmas envolvidas neste processo e uma reflexão sobre a prática observada dos professores internos e estagiários. No segundo capítulo expõe-se uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação sobre o tema “A motivação de alunos e professores de Educação Musical em diferentes contextos socioculturais”. O referido projeto tem como objetivo compreender de que forma é que alunos e professores de instituições de realidades socioeconómicas distintas estão mais ou menos motivados para a disciplina de Educação Musical. Os resultados dos questionários indicam que efetivamente existem diferenças na motivação dos alunos nos diferentes contextos socioculturais e que as práticas dos professores das diferentes escolas são também estas distintas. Os alunos das escolas TEIP encontram-se mais motivados, sobretudo devido à prática de ensino que os professores das mesmas escolas utilizam durante as aulas.
This report was prepared within the scope of the curricular discipline Supervised Teaching Practice, of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education. The first chapter consists of a brief characterization of the institutions of the Musical Sciences Observation, as well as the contexts in which they are inserted, a description of the classes and an analysis on the situation of the internal teachers and trainees. In the second chapter we present a well-founded research on a developed educational discipline, based on an analysis of a series of private lessons during the classes observed and taught. Finally, the third chapter presents the research project on "The motivation of music education students and teachers in different sociocultural contexts". The teaching project aims to bring together teachers and institutions of socio-economic sciences more or less motivated for a subject of Music Education. The results of the questionnaires are those that present differences in the motivation of the students in the different socio-cultural contexts and the practices of the teachers in the different schools are also different. TEIP students are motivated, mainly due to a teaching intervention that the children use during class.

Description

Keywords

Educação musical Prática de Ensino Supervisionada Motivação Contextos socioculturais Musical Education Supervised Teaching Practice Motivation Sociocultural contexts

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License