Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.authorCatarino, Ana Sofia Garcias
dc.date.accessioned2021-12-03T19:41:48Z
dc.date.available2021-12-03T19:41:48Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório, enquadrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituia etapa final do percurso de formação inicialde docente.Com este relatório, é pretendido apresentar e descrever as ações desenvolvidas no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nas valências de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática fundamentou-se nos conhecimentos científicos e pedagógicos adquiridos e foi norteada pela Metodologia lnvestigação-Ação,centrada na observação e reflexão contínua sobre e na prática. Durante as intervenções, e de acordo com o paradigma socioconstrutivista,as atividades desenvolvidas partiram sempre dos interesses e necessidades das crianças,e basearam-se nas aprendizagens já evidenciadas por estas. Paralelamente a outras atividades, foram desenvolvidos projetas de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto, que preconiza o papel ativo das crianças em todas as etapas do projeto e a motivação intrínseca para o desenvolvimento de qualquer tipo de atividade,bem como o papeldo docente de perfilduplo como mediador e orientador. É importante realçar, neste percurso, o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes do processo educativo e formativo que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda pela análise crítica e reflexiva do saber ser, estar e fazer nas profissões de educador de infância e de professor do 1.º CEB.pt_PT
dc.description.abstractThis report was written as part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching and marks the final stage of the initial teacher training. The purpose of this report is to present and describe the actions developed within the Supervised Educational Practice in the contexts of Pre-School and Primary School. This practice was based on the scientific and pedagogical knowledge acquired and was guided by the Action Research Methodology, which is focused on observation and continuous reflection during and about the practice. During the interventions, and in accordance with social constructivism, the activities developed were always based on the children's interests and needs, and on the knowledge already evidenced by them. Alongside various activities,projects were developed according to the Project Method, which advocates intrinsic motivation for the development of any activity and the active role and participation of children in ali stages of the project,as well as the role of the teacher as a mediator and/ora guide. lt is important to emphasize, in this journey, the collaborative work between ali those involved in the educational and formative process that contributed to the personal and professional development of the master's student through criticai and reflective analysis of knowing how to be,how to be and how to do in the professions of Pre-School and Primary School Teacher.pt_PT
dc.identifier.tid202805468
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18971
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia investigação-açãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectDocente reflexivopt_PT
dc.subjectPerfil duplo de docênciapt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectResearch-action methodologypt_PT
dc.subjectSocial constructivismpt_PT
dc.subjectReflective teacherpt_PT
dc.subjectDual teaching profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Catarino_2021.pdf
Size:
22.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format