Repository logo
 
Publication

Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico

dc.contributor.authorCruz, Mário
dc.contributor.authorBrites, Isabel
dc.date.accessioned2015-11-13T09:42:34Z
dc.date.available2015-11-13T09:42:34Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionRelatório final de estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractTendo em conta uma pedagogia crítica emancipatória (Jiménez Raya, Lamb & Vieira, 2007) enriquecida por enfoques multisensoriais (Arslan, 2009), pretende-se, com este relatório, dar conta de práticas verdadeiramente interdisciplinares e baseadas numa filosofia de projeto, em que os aprendentes de línguas estrangeiras do Ensino Básico se embrenham com tarefas de índole plurilingue e pluricultural. Neste estudo, pretendemos, por um lado, analisar a realidade educativa dum agrupamento no que concerne o seu contexto socioeducativo e projetos em curso, como o projeto Ensino Precoce Bilingue (da alçada do Ministério da Educação) e Pluri+RED (por nós potenciado) e, por outro lado, evidenciar uma mostra de possíveis boas práticas didático-pedagógicas, com vista a um trabalho sistemático e pró-ativo com a língua enquanto objeto manipulável e potenciador de cidadãos verdadeiramente conscientes da realidade circundante desde uma idade considerada precoce. Concluímos que estas práticas favorecem aprendizagens eficazes e felizes, fomentando o desenvolvimento das competências comunicativa intercultural e plurilingue e duma consciência cultural crítica (Byram, Gribkova & Starkey, 2002) dos nossos alunos.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6875
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Portopt_PT
dc.subjectpedagogia crítica interculturalpt_PT
dc.subjectcompetência plurilinguept_PT
dc.subjectaprendizagem multisensorialpt_PT
dc.subjectmetodologia de projetopt_PT
dc.titlePor uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage74pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico.pdf
Size:
6.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: