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LITERACIA EM SAÚDE: RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE PESSOAS IDOSAS PORTUGUESAS
Publication . Veiga, Sofia
CONTEXTO: O presente estudo insere-se no Projeto Literacia em Saúde: um desa!o na e para a terceira idade, financiado pela
Fundação Calouste Gulbenkian.
OBJECTIVO(S): Tem como intuito avaliar o grau de literacia em saúde de uma amostra de pessoas idosas, bem como conhecer
a associação entre o grau de literacia em saúde e algumas características sociodemográ!cas dos participantes.
METOLODOGIA: Para tal foi realizada uma pesquisa de carácter quantitativo junto de 433 adultos com mais de 65 anos de
idade, utilizando-se como instrumento o Newest Vital Sign (NVS).
RESULTADOS: Os resultados indicam que a grande maioria dos sujeitos participantes (80%) evidenciou um nível de literacia
em saúde baixo, o que signi!ca que apenas 20% dos inquiridos serão capazes de interpretar e usar a informação escrita relacionada
com a saúde de forma e!caz. O sexo, as habilitações literárias, a idade e o estado civil revelaram-se variáveis que afetam
signi!cativamente o grau de literacia em saúde dos participantes.
CONCLUSÕES: Os resultados obtidos apontam para a necessidade urgente de se potenciar a literacia em saúde na população
idosa, em geral, e junto dos grupos de maior vulnerabilidade, em particular.
Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idade
Publication . Veiga, Sofia
O presente e-book é um dos produtos resultantes do Projeto Literacia
em Saúde: um desafio na e para a terceira idade, coordenado
pela Escola Superior de Educação, em colaboração com a Escola
Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto,
financiado no âmbito do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde,
promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta obra está dividida em três capítulos. O primeiro relativo ao
enquadramento da literacia e da literacia em saúde, em Portugal e
no Mundo. Integra uma descrição e análise dos resultados obtidos
no âmbito da literacia em saúde das populações e da população
idosa em particular. Por fim, são descritos, de forma sucinta, alguns
instrumentos de avaliação do grau de literacia em saúde e da sua
utilidade para o desenvolvimento da promoção da saúde dos indivíduos
e das comunidades. No segundo capítulo são descritos os dois
estudos desenvolvidos sobre a temática da literacia em saúde: um
de cariz quantitativo, que pretendeu avaliar o grau de literacia em
saúde de uma amostra de pessoas idosas (n=433); e outro, de cariz
qualitativo, que pretendeu determinar as representações, perceções
e práticas institucionais e profissionais de um grupo de profissionais
da área da saúde e de intervenção psicossocial (n=26) no âmbito
da literacia em saúde. No final de cada um dos estudos são feitas
as discussões dos resultados obtidos. No terceiro capítulo, e com
base nas discussões previamente realizadas, são dadas pistas para
a intervenção socioprofissional e clínica com vista a facilitar o empoderamento
das pessoas, tanto no acesso à informação, como no
desenvolvimento de atitudes proativas.
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
SFRH
Funding Award Number
SFRH/BD/45440/2008