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  • Climatério feminino: Representações, qualidade de vida e sintomatologia
    Publication . Serrão, Carla
    A presente dissertação centra-se na fase desenvolvimental do climatério feminino. O climatério consiste na fase de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva, no qual intervêm factores fisiológicos, psicológicos e sócio-culturais. A investigação centrou-se no estudo de duas fases climatéricas: a perimenopausa e a pós-menopausa. Objectivos do estudo: (a) validar o MENQOL e o MRQ para a população portuguesa; (b) caracterizar a amostra em termos das variáveis em estudo (representações sociais, qualidade de vida e sintomatologias física e psicológica), visto em Portugal não existirem estudos neste âmbito sobre mulheres perimenopáusicas e pós-menopáusicas; (c) avaliar as diferenças entre as mulheres perimenopáusicas e pós-menopáusicas, em termos de representações sociais, das qualidades de vida e da sintomatologia; (d) e, avaliar as possíveis associações entre as variáveis em estudo. Procurando-se, permanentemente, compreender o climatério a partir das vivências e representações que as mulheres constroem sobre esta etapa desenvolvimental. A amostra incluiu 200 sujeitos em fase perimenopáusica (n=85) e pós-menopáusica (n=115), com idades compreendidas entre os 41 e os 55 anos. As participantes foram avaliadas segundo as seguintes variáveis: sintomatologia, representações sociais e qualidade de vida. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos: instrumento de avaliação da qualidade de vida (MENQOL); questionário de representações sociais da menopausa (MRQ); Inventário de Estado e Traço de Ansiedade (STAI); e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Resultados: nervosismo e ansiedade são as queixas que têm maior prevalência na amostra estudada; as pós-menopáusicas apresentam pior qualidade de vida sexual comparativamente com as perimenopáusicas, não se registando diferenças entre os grupos nos restantes domínios investigados; existência de uma correlação negativa entre representações sociais do climatério e a sintomatologia sexual; na globalidade, verifica-se que as mulheres climatéricas têm representações sociais positivas em relação a este processo desenvolvimental; nas pós-menopáusicas existe uma correlação negativa entre representações sociais positivas e a deterioração da qualidade de vida (em todos as áreas avaliadas); nas perimenopáusicas, somente se verifica a existência de correlações negativas entre representações sociais e sintomatologia vasomotora e psicossocial; a amostra apresenta baixos níveis de ansiedade (STAI) e depressão (BDI); e, a variável que melhor prevê as sintomatologias ansiosa, depressiva, psicossocial, sexual, física e vasomotora, são as representações sociais do climatério.
  • Práticas de educação sexual em contexto escolar: factores preditores do envolvimento dos professores na promoção da educação sexual
    Publication . Serrão, Carla
    Não obstante a vasta legislação, a cobertura legal e as orientações ministeriais publicadas sobre Educação Sexual (E.S.), as escolas e os professores continuam a ter um envolvimento pouco activo na promoção da E.S.. Face a esta realidade, a finalidade desta investigação é construir um modelo do envolvimento dos professores em práticas de E.S., identificando os factores preditores, quer a nível contextual, quer pessoal do Envolvimento do Professor. Foram consideradas variáveis relativas ao macrossistema português da E.S., variáveis relativas aos microssistemas das escolas, bem como variáveis pessoais dos professores participantes. Ao nível dos professores para além de variáveis sócio-demográficas foram consideradas variáveis relativas à E.S., como a formação inicial e contínua neste domínio, a experiência prévia e a intenção de se envolver em práticas de E.S., a par com variáveis psicológicas como o conforto, a auto-eficácia, a importância e a eficácia de resultado atribuída à E.S.. Foram definidos como objectivos específicos deste estudo: 1) desenvolver um instrumento capaz de avaliar o envolvimento dos professores em E.S. – QUESME; 2) investigar as variáveis contextuais caracterizadoras das escolas participantes; 3) investigar as variáveis pessoais do professor associadas ao envolvimento em práticas de E.S.; 4) investigar a associação entre as variáveis contextuais e as variáveis pessoais do professor; 5) identificar os factores preditores do envolvimento dos professores em E.S.. Utilizou-se metodologia de cariz qualitativo e quantitativo. Participaram nesta investigação 13 escolas de ensino básico e secundário do Grande Porto e 343 professores. A análise das variáveis relativas aos microssistemas pôs em evidência a semelhança entre as escolas participantes, salientando-se, porém, as implicações das recentes medidas macrossistémicas na ampliação de práticas mais consistentes por parte destes microssistemas na promoção da E.S.. No que diz respeito à análise das variáveis relativas aos professores evidenciou-se que os professores sentem elevado conforto, têm crenças de auto-eficácia elevadas, valorizam a promoção da E.S., tendo expectativas positivas quanto ao seu impacto. Apesar disso, o envolvimento em actividades de E.S. é, na generalidade, ainda muito baixo. Adicionalmente, verificou-se que a formação inicial e contínua, a intenção, as realizações comportamentais/experiências vicariantes em acções de E.S., a auto-eficácia, o conforto e os conhecimentos sobre a legislação, se constituem como variáveis preditoras do envolvimento do professor em práticas de E.S.. Estes resultados são discutidos e são retiradas implicações em termos de estratégias macrossistémicas de concretização da E.S., nomeadamente ao nível da formação inicial contínua de professores; e de estratégias microssistémicas de incentivo e de apoio à concretização da E.S..
  • (Re)pensar o climatério feminino
    Publication . Serrão, Carla
    O artigo sintetiza alguns contributos teóricos no âmbito do climatério. Pretende-se explicitar alguns conceitos fundamentais relacionados com o processo climatérico. Serão também apresentados alguns modelos explicativos, mostrando-se como esta etapa do ciclo vital tem sido científica e socialmente construídos.