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- A operacionalização de eventos gastronómicos na educação/formação em hotelaria e restauraçãoPublication . Campos, Joana; Melo, António; Oliveira, Mónica; Silva, José António; Fonseca, Rui; Quintas, Marta; Fernandes, Patrícia; Correia, RosaO planeamento e organização de eventos gastronómicos apresenta-se como uma oportunidade de simulação na formação em hotelaria e restauração, uma vez que potencia a simbiose entre os contextos teórico e prático que são inerentes a esta área, procurando a semelhança a dinâmicas profissionais futuras. A importância da experiência prática no ensino superior reside, não só para desenvolver competências técnicas e transversais (Monteiro, Almeida & Garcia-Aracil, 2016), mas também para promover oportunidades onde os estudantes possam criar redes de contactos que são posteriormente, mobilizadas na procura de emprego (Alves, 2010). Estas experiência tornam-se particularmente importantes no desenvolvimento de competências relacionadas com a tomada de decisão, fulcral na adaptação aos desafios diários na profissão (Edelheim & Ueda, 2007). As experiências adquiridas pela realização destas atividades, com particular incidência nos eventos gastronómicos, têm sido fatores de promoção da sua aproximação ao mundo do trabalho quer em contextos formais de aprendizagem ou fora deles, e a noção do valor acrescentado que pode levar para a organização, são, de facto, cruciais na obtenção de emprego (Valente, 2014). A realização de eventos gastronómicos com uma componente iminentemente prática acontece através de trabalhos interdisciplinares entre UCs Direção de Operações e Serviços II (da Licenciatura de Gestão de Restauração e Catering, 3º ano) e Técnicas de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria (dos TeSP em Serviços de Restauração e Catering e Operações Hoteleiras, 1º ano), na UC Gestão e Organização de Eventos (2º ano) e na UC Gestão de Alimentos e Bebidas da Licenciatura de Gestão de Administração Hoteleira (3º ano).
- A simulação nos laboratórios de hotelaria e restauração como mise-en-place para a atividade profissionalPublication . Campos, Joana; Melo, António; Oliveira, Mónica; Silva, José António; Fonseca, Rui; Quintas, Marta; Fernandes, Patrícia; Correia, RosaA formação em hotelaria e restauração desde os primórdios da sua existência que assenta o seu processo de ensino-aprendizagem com grande predominância da vertente prática e de simulação da realidade profissional futura. Nesta linha e no que diz respeito às competências técnicas para determinada função, elas podem ser desenvolvidas através de programas de formação técnica, em contexto de sala de aula ou laboratorial, assim como em contextos de estágio ou de simulação da realidade profissional, nos quais os estudantes alargam o seu portefólio de competências. Com efeito, as competências de metacognição são uma componente crucial no desenvolvimento dos estudantes e diplomados, uma vez que possibilitam a sua autoconsciência e a identificação daquilo que será necessário para os seus futuros profissionais (Monteiro, Almeida & Garcia-Aracil, 2016). Através da formação com uma componente prática, as UC PCR I e II na Licenciatura de Gestão de Restauração e Catering, TRB e TCP dos cursos TeSP Operações Hoteleiras e Serviços de Restauração e Catering e PAB I, II e GAB da Licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira, promovem a simulação simbiótica dos momentos de serviço de cozinha e restaurante, passando por todas as fases a estes afetos, mas também ensaios teórico práticos, colocando os alunos como atores e elemento principal em cenários reais, fora dos seus contextos de conforto, mas solicitando-lhes resolução das problemáticas apresentadas, permitem o seu desenvolvimento na área do curso, designadamente desenvolvendo primeiramente competências técnicas, não esquecendo competências como a de liderança, de gestão de recursos humanos, de conflitos, entre outras.