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- Escola de Outono: livro de resumos. “o que andamos para aqui chegar...”. perspetivas e práticas sobre a educa/forma(ção) musical no ensino superiorPublication . Lopes, Filipe; Mota, Graça; Costa, Jorge AlexandreA Educação Musical ou Formação Musical, com esta ou uma qualquer outra designação, é um domínio disciplinar que, muito embora seja um elemento curricular constante na construção formal do ensino superior de música, regista uma presença valorativa irregular no campo em causa. Uma presença que apelido de volúvel face ao reconhecimento variável que lhe é consignado, em termos de autonomia programática, de identidade formativa e de dimensão curricular, nas múltiplas formações superiores existentes. Em nosso entender, são vários os fatores que contribuem para esta quase subalternidade disciplinar, designadamente, i) o papel central da aprendizagem da prática instrumental individual ou coletiva nos currículos do ensino de música; ii) a configuração curricular histórica e pedagógica desta disciplina como uma unidade de saber anexa a uma outra formação principal; iii) a forte componente de carácter tarefeiro e treino a que o ensino da disciplina recorre sistematicamente; iv) a ausência de uma investigação sobre a teoria e às práticas neste domínio; v) ou a (co) existência de uma pluralidade de perfis formativos que lecionam e abordam a disciplina de uma forma específica, o que por si só é uma mais valia interessante, malgrado ser desconhecida dos demais docentes deste domínio. É precisamente este último fator, o desconhecimento do trabalho que é efetuado pelos inúmeros docentes que lecionam esta unidade curricular no ensino superior de música nacional, acrescido de um pequeno ato cívico comemorativo do cinquentenário do 25 de abril, que nos impulsionou e justificou a realização da Escola de Outono do presente ano com o seguinte título: “O que andamos para aqui chegar...” Perspetivas e práticas sobre a educa/forma(ção) musical no ensino superior. [...]
- Escola de Outono de 2023. Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança. Livro de resumosPublication . Lopes, Fiilpe; Mota, Graça (ed); Costa, Jorge Alexandre (ed)A criação do CIPEM e a organização da I escola de outono: 25 anos de trabalho científico, educacional e artístico, a Escola de Outono teve, desde a sua origem, como pressupostos fundamentais constituir-se, primeiro, como um espaço de encontro e diálogo entre os saberes da Música, da Educação Artística, das Ciências da Educação e da Psicologia da Música. E, segundo, como um espaço de apresentação e debate de investigações e práticas de ensino-aprendizagem emergentes que se desenvolvem nos domínios científicos a que se dedica. Pressupostos simples e objetivos, mas desde sempre ambiciosos e que ainda hoje, volvidos vinte e cinco anos de existência, demonstram uma atualidade e uma pertinência significativa para o meio académico musical, educacional e artístico nacional, e justificam, por si só, tanto o papel do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM), como o da Escola de Outono. Recorde-se, e já agora, celebre-se, que a primeira Escola de Outono foi realizada entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 1998, há vinte e cinco anos, com o propósito de apresentar, institucional e publicamente, o CIPEM criado, nesse mesmo ano, pela então Área de Música do Departamento de Artes e Motricidade Humana, hoje, Unidade Técnico-Científica de Música e Drama, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. [...]