Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- PETRHA – Adaptação de um Serious Game na formação em Terapia da Fala: perspetiva dos estudantesPublication . Pires, Nicole Inês; Pimenta, Alice Possidónio Bastos Claro; Pereira, Sara Raquel Freitas; Gonçalves, Tiago Miguel Madureira de Queirós; Araújo, Pedro André Guerreiro Martins de; Alves, Susana Maria Capitão da Silva; Guerreiro Martins Araújo, Pedro AndréOs serious games são jogos pedagógicos que pretendem aprender ou desenvolver um determinado objetivo através de uma ferramenta motivante e eficaz. O serious game adaptado neste estudo, é o PETRHA, uma ferramenta pedagógica, desenhada para estimular o raciocínio clínico em estudantes de fisioterapia, mas com potencial desenvolvimento para outras áreas da saúde, como a terapia da fala. O presente estudo pretende determinar de que forma é possível adaptar o PETRHA como ferramenta de ensino em terapia da fala, sob a perspetiva de estudantes, na resolução de casos simulados de envelhecimento, contribuindo para: definir procedimentos para o desenvolvimento do caso, identificar pontos fortes e fracos na resolução do mesmo e averiguar possíveis adaptações à plataforma. Recorrendo a uma metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com a construção de dois casos simulados de envelhecimento, adaptados para introdução na plataforma PETRHA. Foram recrutados dez estudantes de terapia da fala que jogaram os casos em 2 grupos independentes e em duas fases, entre as quais se realizaram reformulações e adaptações. Em ambos os momentos procedeu-se à recolha das suas apreciações sobre a experiência através de entrevistas de grupo em modelo focus group. Demonstrou-se que foi possível utilizar o PETRHA para jogar com sucesso casos de terapia da fala. Ainda que tenham sido identificadas limitações na plataforma, a opinião dos estudantes evidencia quais as alterações que são necessárias para o PETRHA poder ser utilizado como ferramenta de ensino em terapia da fala.