Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Moreira Flores, Cristina Maria

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Aquisição da voz passiva por aprendentes chineses de português língua segunda
    Publication . Li, Qunying; Flores, Cristina
    A voz passiva é uma categoria verbal cuja aquisição plena suscita muitas dificuldades aos aprendentes chineses. O presente trabalho pretende estudar a interlíngua de 24 aprendentes tardios chineses cuja primeira língua (L1) é o mandarim, com nível de proficiência básico de português, a fim de descobrir se e de que forma é que ocorre transferência da L1 a nível sintático no processo de aquisição de português, língua segunda (PL2). Foram realizadas duas tarefas linguísticas, uma tarefa de juízo de gramaticalidade com correção e outra de tradução de chinês para português, através das quais concluímos que: i) se verifica, de facto, transferência negativa persistente da L1 tanto no domínio da formação da forma passiva como no domínio sintático da sua ocorrência; ii) em termos da sua formação, a interlíngua dos aprendentes chineses mostra uma aquisição incompleta verificada através da omissão do verbo auxiliar “ser”, que não tem correspondência em chinês; iii) quanto à construção tópico-comentário e de outras particularidades sintáticas, os aprendentes demonstram mais falhas a nível sintático, apesar de terem intuições consistentes acerca do uso da passiva; iv) os marcadores passivos em chinês como “bei” podem evocar o uso da passiva em português, resultando assim em transferência positiva da L1.
  • Ein cloze test zur sprachstanderhebung portugiesischer L2 lerner des deutschen
    Publication . Setas, Clara; Antunes, João; Flores, Cristina
    This study aims to test the feasibility of a research tool, a Cloze Test, developed to assess the proficiency of German as a second language (L2) in native speakers of European Portuguese (EP). The Cloze Test is a fill-in-the-gap test used as a tool to measure the participants’ proficiency of linguistic competence, taking into account their lexical, morphosyntactic and discursive knowledge of varying complexity levels. The research conducted presents a Cloze Test in German that was tested on a group of 37 adult native Portuguese speakers who have acquired German as L2 (mainly in a classroom environment). The results of this study indicate that this type of instrument allows to assess language proficiency as it presents a clear complexity hierarchy, with the potential to identify the different proficiency levels of the participants. Moreover, statistical correlations between test scores, self-assessments and extralinguistic input factors show that test scores correlate with both self-assessment and the type of L2 contact. The results are further discussed concerning the role of various input variables. The article ends with a discussion of some limitations of this study, while also highlighting future research to be conducted in this field