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  • Contribuição da ISO 9001: 2000 na Criação e Implementação de Quantificadores de Desempenho para as Pequenas e Médias Empresas
    Publication . Ávila, Paulo; Putnik, Goran; Lopes, Manuel; Afonso Fernandes, António; Cavaco, Ismael
    A maioria das pequenas e médias empresas não têm ou não possuem adequadas medidas de desempenho para se auto-avaliarem. Com certeza que valores relacionados com alguns parâmetros contabilísticos normalmente são conhecidos, e.g., volume de faturação, resultado líquido, etc. Contudo, nos nossos dias não bastam apenas esses parâmetros e o empresário deve perceber que os desempenhos financeiros dependem de outras medidas de desempenho, i.e., os primeiros são consequência dos segundos. Com a implementação de sistemas de gestão da qualidade (SGQ), segundo a norma NP EN ISO 9001: 2000, nas pequenas e médias empresas, pensamos que é uma importante oportunidade para perceber, criar e implementar medidas de desempenho, de forma racional e com acréscimo de valor ou de importância para a empresa. Isto significa, a criação de medidas de desempenho que podem ser úteis e não para criar mais “papeis” que nunca serão utilizados no quotidiano da empresa, e que nalguns casos, apenas servem para impressionar os auditores da qualidade ou para decorar as paredes da empresa. A oportunidade criada com a implementação da norma ISO 9001: 2000 ocorre da necessidade de implementar o SGQ inserido no contexto duma estrutura de processos que interagem entre si (através de entradas e saídas de cada processo) e com o exterior (clientes e fornecedores) e que descrevem as principais atividades no seio da empresa que são importantes para assegurar a qualidade do sistema. Para cada um dos processos pertencentes ao SGQ é necessário, entre outros requisitos da norma, descrever os seus mecanismos de controlo, i.e., as suas medidas de desempenho. A descrição dessas medidas de desempenho, que ficam a cargo de cada empresa, são de crucial importância para a aplicação do círculo de Deming (plan do check act – PDCA), quer no seio de cada processo quer para o todo do SGQ implementado dentro da empresa. O propósito deste artigo passa primeiro por chamar a atenção das empresas para a oportunidade de definirem medidas de desempenho úteis aquando da implementação dum SGQ. Em segundo, mostraremos um conjunto de processos tipo para pequenas e médias empresas da indústria metalomecânica e para cada processo definiremos algumas das medidas de desempenho que poderão ser utilizadas pelas mesmas, para quantificarem o desempenho de cada processo e simultaneamente do todo da empresa.