Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Trajetos de envolvimento: o design na concretização de espaços académicos e a sua ligação à malha local
    Publication . Fernandes, Marta; Coelho, Rita
    O design é a resposta a um problema contextualizado numa comunidade, com uma determinada história, cultura, geografia, época e tecido socio-económico. Os comportamentos dos seus habitantes formam uma rede complexa de que o design faz parte integrante e que deve ilustrar, tornando fluída a comunicação entre os vários intervenientes. No sentido humanista da palavra, comunicar tem na sua etimologia ‘pôr em comum’, ‘compartilhar’ – criar um elo de ligação entre as várias entidades. Num momento de criação de uma nova Escola Superior ligada às artes culturais, visuais, media e tecnologias, inserida num campus, apesar de tudo, com uma tradição académica instituída noutras áreas do saber, importa investigar as dinâmicas pedagógicas, culturais e industriais nestes novos campos científicos, adequadas e pertinentes para a população local, de modo a conseguir uma sustentabilidade do seu tecido industrial e humano. Este artigo aborda uma investigação em curso, por parte de duas docentes e uma estudante da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto (ESMAD P.Porto), sobre uma pesquisa de identidade visual e etnográfica do contexto regional da ESMAD – localizada em Vila do Conde e Póvoa de Varzim – e sobre quais as apetências culturais das suas gentes. Ainda que pertencendo ao distrito do Porto, o Campus 2 do P.Porto, onde se insere a ESMAD, é uma comunidade descentralizada do grande centro da cidade portuense, sendo essencial compreender como a nova Escola se insere no seu contexto. Houve por isso, duas estratégias definidas. A criação de um evento catalisador – uma conferência de Design: Involve – que conectava o tema de identidade e embalagem, à indústria local e à academia. Por outro lado, o levantamento de testemunhos (obtidos através de entrevistas e de inquéritos) da sua comunidade geográfica e humana. Em suma, apresentam-se resultados que revelam os interesses, as atividades e os suportes de divulgação que identificam este território humano e geográfico e poderão potenciar a transferência de conhecimento.
  • A modular graphic identity solution in rebranding an educational programme
    Publication . Faria, Carolina; Fernandes, Marta
    Challenge Based Innovation (CBI) is a university programme where student teams create innovative design projects in collaboration with CERN. Each university participating in CBI creates its version of the program. Thus, this is not a closed program, but open to different curricula, periods and student backgrounds. Despite the impact on the participants and potential of the program, it is not as internationally recognised as it could be. This paper presents results of an experimental project that rebrands and redesigns the graphic identity of CBI in order to increase its recognition, better communicate its goals and project outcomes. The process involved an understanding of the problem, provided by interviews with the main stakeholders, along with the identity development attained through brainstorming, sketching, experimental prototyping and iterating. The result aims to be a distinct modular brand, that represents the openness of the programme and its connection with technology and society.