Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A resectorization of fire brigades in the north of Portugal
    Publication . Lima, Maria Margarida; Ozturk, E. Goksu; Sousa, FIlipe; Lopes, Isabel Cristina; Teles Oliveira, Cristina; Rodrigues, Ana Maria; Catarina Nunes, Ana; Soeiro Ferreira, José
    Sectorization can be regarded as a division of a territory into smaller regions to deal with a complex problem involving multiple-criteria. Resectorization intends to achieve another sectorization, according to some new conditions but avoiding substantial changes. An example of this can be the distribution of geographical areas by fire brigades. In Portugal, fire brigades must protect and rescue the population in the areas surrounding their fire stations. So we will use the current sectorization, the geographic and population characteristics of the areas and the fire brigades’ response capacity to provide an optimised resectorization, in order to decrease rescue time. To achieve that, we will use a decision support system using different optimisation methods, such as Non-dominated Sorting Genetic Algorithm (NSGA II), which provides an effective sectorization concerning compactness and equilibrium criteria.
  • Creating interactive learning materials to promote statistical skills in higher education
    Publication . Paula Lopes, Ana; Baptista Soares, Filomena; Teles Oliveira, Cristina; Rodrigues, Ana Maria; Torres, Cristina; Lopes, Cristina
    Novas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, currículos alternativos no ensino pré-universitário e políticas bastante “abertas” de acesso ao Ensino Superior (ES) têm potenciado, nas últimas décadas, o problema da falta de homogeneização de saberes e competências dos alunos “calouros” em Instituições de Ensino Superior (IES). Este problema torna-se avassalador quando se trata de unidades curriculares básicas "construtivas", como a Matemática ou a Estatística, em licenciaturas não matemáticas, em áreas como a Administração, Contabilidade ou Gestão. Esta é uma “luta” diária que os docentes destas unidades curriculares enfrentam ao tentarem falar de disciplinas mais avançadas a um público muito heterogéneo, com diferenças significativas na formação matemática, promovendo a participação de todos os alunos e evitando o abandono precoce de alguns . Neste sentido, Neste artigo serão apresentadas algumas dessas estratégias, desenvolvidas no Politécnico do Porto (P.PORTO) e baseadas na criação e utilidade dos materiais interativos de ensino e aprendizagem. Sentiu-se a real necessidade de inovar no processo de ensino-aprendizagem e a procura de um bom software de apoio, que permitisse desenvolver todos os materiais e implementar interações reais, culminou com a escolha do iSpring Suite 9. Este software é um poderoso kit de ferramentas de eLearning para PowerPoint que permite desenvolver cursos, videoaulas e avaliações de qualidade que funcionarão em qualquer desktop, laptop e plataforma móvel. Portanto, o uso do iSpring Suite 9 será descrito...