Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Soft digital skills in Higher Education Curricula: HEI’s 5.0
    Publication . Bastos, Susana; Moreira Silva, Manuel; Azevedo, Liliana; Santos De Oliveira, Helena Maria
    his article arises from the proposal of a new approach regarding the inclusion of soft-digital skills training in higher education. The study carried out on several curricular units in different higher education courses in Portugal led us to reflect on a different educational model, which combines the development of soft skills in digital environments. Digitalization and the use of technologies since early ages in the educational process are raising interesting questions. This article intends to go deeper on the use of digital technologies, namely through the virtual environments imposed by higher education institutions as a form of study. The main question is how pedagogies and the use of technologies have a meeting point where it is possible to continue humanization in education through the utilization of virtual environments to support the teaching/learning process. The methodology used in this study has its support on questionnaires made to students of higher education in different areas of knowledge, such as medicine, nursing, engineering, management, arts and literature. The main conclusions of this study are the importance of creating and using digital platforms that not only support the study but also contemplate the use of a virtual reality where students can interact with others in the discussion and resolution of real life situations.
  • O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
    Publication . Bastos, Susana; Azevedo, Liliana
    A preocupação existente em suprir as lacunas identificadas no ensino tradicional da Contabilidade e Administração levou à criação de uma nova forma de estar no Ensino Superior, nestas áreas do conhecimento, na sala de aula, denominada por Ambiente Empresarial, e traduziu-se na implementação de duas unidades curriculares designadas de Projeto de Simulação Empresarial (PSEI e PSEII), no terceiro ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração do ISCAP. De destacar que o Simulador do Ambiente Empresarial é de base unicamente tecnológica. O objeto desta investigação prende-se com a particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento de competências, modelador de metodologias de ensino-aprendizagem e portador de um novo modelo de avaliação. O presente artigo tem como objetivo estudar não só as potencialidades, mas também os constrangimentos da metodologia inovadora do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação utilizada nestas unidades curriculares. Pretendemos, em particular, analisar em que medida o Simulador do Ambiente Empresarial beneficia o sucesso escolar, em resultado de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das competências dos estudantes. Nos anos letivos de 2008 a 2010, foram recolhidos os dados qualitativos e quantitativos através de inquérito por questionário aos estudantes e entrevistas aos docentes e coordenador das unidades curriculares. Em Fevereiro de 2015, foram enviados cerca de 6.000 questionários aos estudantes que já frequentaram a Simulação Empresarial. Como metodologia de investigação foram utilizadas a análise estatística/fatorial, com recurso a um software estatístico, a análise de conteúdo e a técnica de triangulação dos dados. Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas com a metodologia de ensino-aprendizagem tradicionalmente utilizada e a metodologia do Simulador do Ambiente Empresarial, bem como com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma diferente postura no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. A centralidade no estudante como foco deste Modelo possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais, além das competências técnicas inerentes à profissão.