Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- The design of an e-learning module centered in the use of an innovative web health application for attention deficit hyperactivity disorder monitoringPublication . Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel Augusto; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca; Seta, Luciano; Chiazzese, Giuseppe
- A desconstrução do conceito de Deficiência Mental e a construção do conceito de Incapacidade Intelectual: de uma perspetiva estática a uma perspetiva dinâmica da funcionalidadePublication . Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel Augustoas questões em torno da deficiência, da incapacidade e da funcionalidade tornaram-se, nas últimas décadas, importante foco de discussão e de elaboração conceitual, com a produção de um corpo de saberes que confere legitimidade científica a uma visão mais positiva e dignificante das condições de deficiência e de incapacidade. A premissa base dessa produção de conhecimento é a assunção da reciprocidade das relações indivíduo/meio, enquanto unidade nuclear de análise, onde a incapacidade é encarada, não como característica intrínseca da pessoa, mas como o resultado do desajustamento entre as funcionalidades do indivíduo e as solicitações dos cenários onde ele é chamado a participar. É nesta base que, neste artigo, nos propomos examinar as implicações que tais posicionamentos tiveram na desconstrução do construto de deficiência mental (mental retardation) e subsequente mudança para a designação incapacidade intelectual (intellectual disability), pela American Association of Intellectual and Developmental Disabilities. Para atingir esse propósito discutiremos a evolução do conceito de deficiência mental, explorando o território conceitual que o instituiu e aquele que contribui para a sua desconstrução. Por último, a enunciação teórica deste artigo pretende contribuir para demonstrar a interdependência existente entre modos de pensamento e modos de ação, e que no caso da Educação Especial é corporizado na aceitação progressiva do paradigma da inclusão.
- Virtual reality and associated technologies in disability research and interventionPublication . Lopes-dos-Santos, Pedro; Silveira-Maia, Mónica; Tavares, Ana; Santos, Miguel Augusto; Sanches-Ferreira, ManuelaThis paper concerns the application of virtual reality and associated technologies (VRAT) in the disability research and intervention field. By reviewing a 144 studies presented at the International Conference Series on Disability, Virtual Reality and Associated Technologies (1996-2006), our analytic work examine the underlying conceptual frameworks of disability and methodological rationales used in selected papers. In the last 15 years, there was a paradigmatic shift from the medical to the biopsychosocial model of disability. Yet, our analyses indicate that such shift is not clearly reflected in the way VRAT have been addressing disability issues. The present manuscript offers recommendations regarding definition of goals, methodological procedures, and assessment rationales in order to stimulate discussions on how the use of VRAT can be improved in the field of disability research and practice