Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Efeito imediato da manipulação vertebral cervical na sensibilidade dolorosa à pressão em indivíduos assintomáticos
    Publication . Nogueira, N.; Lopes, A.; Branco, M.; Sousa, A.; Ribeiro, F.
    Nos últimos anos um número crescente de estudos tem avaliado os efeitos neurofisiológicos da manipulação vertebral, manual e/ou mecânica. Contudo, os efeitos na sensibilidade dolorosa à pressão são ainda controversos. Objetivos Avaliar o efeito imediato na sensibilidade dolorosa à pressão, nomeadamente limiar de dor à pressão (LDP) e perceção de dor à pressão (PDP), da manipulação manual e da manipulação mecânica (através do Activador) aplicadas no nível vertebral C3/C4.
  • A relação dos Sintomas do Trato Urinário Baixo com os achados Urodinâmicos na Doença de Parkinson
    Publication . Rodrigues, Ana Catarina; Lopes, Ana; Jacinto, Tiago
    A Doença de Parkinson (PD) é uma doença neurodegenerativa que se manifesta através de distúrbios motores e autonómicos, sendo a disfunção da bexiga um dos mais frequentes. A disfunção da bexiga leva ao surgimento de sintomas do Trato Urinário Baixo (LUTS), sendo a prevalência de LUTS em pacientes com PD de 27-63%. A etiologia dos LUTS nesta patologia não está totalmente esclarecida, porém pensa-se que a redução de recetores dopaminérgicos leva a que os gânglios da base deixem de inibir o reflexo miccional, originando o surgimento de contrações involuntárias do detrusor. Relacionar os LUTS e os achados urodinâmicos apresentados por indivíduos com PD, seguidos na consulta externa de Urologia no Centro Hospital Universitário do Porto (CHUP). Estudar a influência do sexo, da idade e duração da doença nos LUTS e nos achados Urodinâmicos apresentados pelos indivíduos. Este estudo realizado com recurso à análise dos dados de 23 indivíduos com PD, obtidos após a realização do estudo Urodinâmico (EUD) no Serviço de Urologia do CHUP, presentes na base de dados do serviço. A disfunção urinária demonstrou afetar principalmente a fase de armazenamento, sendo o LUTS mais frequente a urgência urinária e o achado urodinâmico mais comum a diminuição da acomodação vesical. O sexo e a idade não demonstraram influência sobre os parâmetros estudados. O estudo permitiu reparar na importância da realização do EUD em indivíduos com PD, uma vez que possibilita a caracterização da disfunção urinária e consequentemente a aplicação de uma terapia adequada.
  • Alterações no trato urinário inferior na polineuropatia amiloidótica familiar: abordagem urodinâmica
    Publication . Lopes, A.; Bairres, M.; Braga, I.; Principe, P.; Fraga, A.
    A polineuropatia amiloidótica familiar (PAF) é uma polineuropatia de pequenas fibras com afetação do sistema nervoso autónomo. Como tal, pode manifestar-se por disfunção na fisiologia da micção e condicionar o aparecimento de sintomatologia vesico-esfincteriana, muitas vezes de início precoce. A abordagem urodinâmica revela ser um útil método de diagnóstico capaz de demonstrar alterações no trato urinário inferior e contribuir para a terapêutica urológica atempada, podendo evitar consequências graves no trato urinário superior e proporcionar a estes doentes uma vida com qualidade, adiando a sua incapacidade.