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ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2021 (Nº28)

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Recent Submissions

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  • 2022 - O contexto atual das ITED/ITUR
    Publication . Duarte, Jorge Manuel Ferreira
    No ano de 2005, começou a obrigatoriedade de qualquer edifício ter uma infraestrutura ITED (Infraestrutura de Telecomunicações em Edifícios), quer seja na sua construção ou reconstrução. O ponto principal na elaboração do manual na sua primeira edição era de juntar a rede de pares de cobre com a rede de cabo coaxial e de fibra ótica. Por outro, dotar a nível de infraestruturas, mais concretamente a rede tubagens, para a entrada de vários operadores aos clientes, de forma que as infraestruturas não fossem o problema. Notar que, um dos objetivos principais, era que houvesse livre concorrência entre operadores e não houvesse barreiras físicas no fornecimento de serviços aos seus clientes.
  • Automação e Domótica de Uma Moradia: Funções e Funcionalidades
    Publication . Queirós, Sérgio Cunha de Freitas
    O presente artigo pretende apresentar uma solução de domótica implementada numa moradia. A solução de domótica aplicada foi baseada no protocolo KNX. Este protocolo é uma opção clara pela sua fiabilidade, potencialidades e ainda pelo facto de existir cerca de 500 fabricantes com equipamentos certificados. Ficamos assim com a segurança que o sistema não se torna obsoleto ao fim de poucos anos. O sistema de deteção de intrusão e alarmes técnicos assim como a videovigilância também foram projetados para comunicar com o sistema KNX.O presente artigo pretende apresentar uma solução de domótica implementada numa moradia. A solução de domótica aplicada foi baseada no protocolo KNX. Este protocolo é uma opção clara pela sua fiabilidade, potencialidades e ainda pelo facto de existir cerca de 500 fabricantes com equipamentos certificados. Ficamos assim com a segurança que o sistema não se torna obsoleto ao fim de poucos anos. O sistema de deteção de intrusão e alarmes técnicos assim como a videovigilância também foram projetados para comunicar com o sistema KNX.
  • Co-combustão de Hidrogénio Em Centrais a Gás de Ciclo Combinado
    Publication . Sousa, Cláudio Ezequiel dos Santos Coelho de; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão Pinto
    O setor da produção de energia elétrica é um dos grandes responsáveis pela emissão de gases de efeito de estufa para a atmosfera, não só de dióxido de carbono como outros poluentes. As centrais a gás de ciclo combinado com turbina a gás (CCTG) contribuem fortemente para esta poluição pois, atualmente, são as únicas centrais térmicas de grande porte em operação no sistema elétrico nacional. Pela sua reconhecida importância no setor elétrico e o seu impacto ambiental, é de extrema importância adotar medidas que promovam a minimização das emissões, sem comprometer o correto funcionamento dos equipamentos e a sua eficiência energética. A utilização do Hidrogénio nas turbinas a gás em co-combustão com o gás natural é uma inovação anunciada para as centrais de CCTG, assumindo para estas instalações um papel essencial na transição energética. As caraterísticas físicas do H2 facilitam esta co-combustão, com um potencial técnico e económico que prometem contribuir para um futuro energético limpo, seguro e acessível. Este artigo identifica as principais implicações técnicas da queima do hidrogénio em turbinas a gás e os benefícios obtidos ao nível da redução das emissões de CO2, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista económico, fazendo referência às licenças de emissões.
  • O Hidrogénio Como Vetor Energético do Futuro
    Publication . Souto, Hugo José da Costa; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão Pinto
    Apesar da trágica crise da Covid-19, a situação pandémica tem impulsionado a transição energética global e o crescimento da tecnologia do Hidrogénio (H2). Vários países têm anunciado políticas para acelerar o desenvolvimento da indústria deste combustível e, ao mesmo tempo, explorado estratégias para impulsionar a sua inovação, aspeto crucial para reduzir os custos e melhorar o desempenho do eletrolisador. O hidrogénio pode ser obtido de diferentes fontes de matérias-primas sendo uma das principais a água, através do uso de eletrolisadores de hidrogénio que efetuam a eletrólise. Apesar dos eletrolisadores serem conhecidos há mais de dois séculos, as atuais tendências tecnológicas têm influenciado o seu desenvolvimento e as suas aplicações na indústria. O princípio da eletrólise da água é simples, no entanto, as diferenças no eletrólito e temperatura de funcionamento orientam a construção de diferentes tecnologias que, por sua vez, conduzem à seleção de diferentes componentes e métodos de produção de H2. Neste artigo é caraterizada a tecnologia de obtenção de H2 pelos equipamentos atualmente comercializáveis, como é o caso dos eletrolisadores: alcalinos, de óxido de sódio e os de membrana de protões. São apresentados os seus modos de funcionamento e as suas caraterísticas. É elaborada uma análise comparativa entre as diferentes tecnologias, com base em dados técnicos recolhidos e informação disponibilizada pelos agentes económicos.
  • O Custo dos Carregamentos de Um Veículo Elétrico: Nissan Leaf II
    Publication . Andrade, António Carvalho de
    Os veículos elétricos (VE), em primeiro lugar, são a solução para a redução da poluição rodoviária nas cidades e, em segundo lugar, irão também contribuir fortemente para a redução da poluição global, dado que a sua contribuição não é negligenciável. A sociedade ciente destes problemas está a aumentar a sua aquisição, ajudada pelo aumento da oferta de mais e melhores VE, cada vez mais baratos ou mesmo com um preço inferior às tecnologias clássicas. Na aquisição de um VE, um dos pontos mais críticos em análise é o custo do seu carregamento nas redes domésticas, públicas ou privadas. Neste artigo são analisados, com todo o detalhe, os carregamentos efetuados durante uma viagem pelo autor a Miranda do Douro. Com a finalidade de validar os resultados obtidos, são também analisados os custos de carregamento de outros dois VE nas redes de carregamento.
  • Avaliação do Impacto dos Veículos Elétricos na Qualidade de Serviço da Rede
    Publication . Alarcón, Celia Monja; Nogueira, Teresa
    O forte incremento nos veículos elétricos e suas necessidades de carregamento têm acarretado grandes desafios à gestão da rede de distribuição, nomeadamente, na alteração da sua qualidade de serviço. Este artigo propõe uma metodologia para avaliar o impacto de diferentes modos de carregamento numa rede residencial duma cidade espanhola. Trata-se duma rede em BT com 8087 consumidores, para a qual foram simulados diferentes cenários de funcionamento e foram analisados os valores apresentados para quatro variáveis críticas. Os índices de qualidade resultantes são comparados com os limites padrão fixados pela norma de referência EN50160. Constatou-se que, na generalidade, a concentração dos modos de carregamento nos parques de estacionamento leva a piores índices de qualidade de serviço, sendo determinado o modo de carregamento mais conveniente para cada localização. Foi também verificado que o desequilíbrio de tensão é a variável mais influenciada pela localização dos modos de carregamento.
  • Motor Síncrono de Relutância
    Publication . Silveira, Alexandre Miguel Marques da
    Este artigo faz uma pequena contextualização histórica sobre o desenvolvimento do motor síncrono de relutância, descreve a sua constituição, aborda o seu princípio de funcionamento e descreve o seu modelo matemático e principais características.
  • Infraestruturas de Carregamento de Veículos Elétricos Em Ambiente Residencial e Similar
    Publication . Branco, Paulo Alexandre Caldeira
    A ABB enquanto líder de referência mundial em infraestruturas para carregamento de veículos elétricos, tem respondido a um dos maiores desafios da atualidade – a mudança acelerada do paradigma da mobilidade, com soluções de eletrificação e conectividade de infraestruturas, transversais a distintos perfis de uso e de exploração. Desde os autocarros elétricos e híbridos, utilitários, comerciais, camiões, navios e ferrovias.
  • Estrutura, Organização e Funcionamento dos Sistemas Elétricos de Energia
    Publication . Carvalho, José António Beleza
    A eletricidade é uma forma de energia crítica na nossa vida diária, na nossa sociedade e no mundo atual. No entanto, nem todos compreendem o complexo processo que permite que a energia elétrica chegue às nossas habitações, escritórios, fábricas e, de uma forma geral, a todos os locais em que é necessária. Este artigo trata a forma como os sistemas elétricos de energia funcionam. Apresenta-se a estrutura e os componentes dos Sistemas Elétricos de Energia (SEE), assim como a forma como o sistema é operado. Apresenta-se, também, uma panorâmica geral do funcionamento dos SEE, porque eles apresentam algumas pequenas diferenças na estrutura, operação, e planeamento, de país para país e região para região. Na parte final, apresenta-se a forma como o sistema elétrico de energia português se encontra organizado e estruturado