Repository logo
 

ESE - inED - Revista Sensos - 2011 (Vol I, n.º 1)

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 5
  • Formas de participação docente nas estruturas de coordenação educativa. Um estudo de caso.
    Publication . Castro, Maria Amélia Ferreira de; Delgado, Paulo
    O trabalho docente atomizado e individualizado prejudica os resultados do processo de ensino-aprendizagem. Todavia, a estrutura da escola é caracterizada pela balcanização por departamentos curriculares e parece mais conforme à promoção do isolamento do que à promoção da cooperação. A investigação realizada procura analisar a participação dos professores que lecciona os cursos científico-humanísticos numa escola secundária no Porto nas estruturas de coordenação educativa, particularmente no Conselho de Área Disciplinar e no Conselho de Turma e a forma como configura a organização escolar.
  • Se podes, repara. Em torno da relação entre a escola e a família.
    Publication . António, Ana Sofia
    Neste texto procurámos compreender como a Educação em espaço escolar se relaciona com a Educação em espaço familiar. Por outro lado, procurámos também conhecer alguns dos valores e das aspirações defendidos pela nova classe média de Bernstein. No desenvolvimento deste texto encontrámos algumas respostas possíveis às nossas inquietações junto de Phillip Brown(1990). Este autor introduziu o conceito de parentocracia para indicar uma maior participação dos pais na livre escolha da escola que os seus filhos podem frequentar. Contudo, uma reflexão mais atenta permitiu-nos questionar se a parentocracia, ao permitir a distinção da escolarização em função do grupo social de pertença de cada criança ou jovem, não contribuirá também, ela própria, a uma situação de meritocracia.
  • Reconhecer e validar para incluir
    Publication . Rothes, Luís
    The New Opportunities Center (NOC), of the Center for integrated Education and Vocational Training, involve, in their work, many adults with intellectual disabilities and developed, with the Oporto School of Education, an action research project, wich took major concerns for reflection, training and monitoring of educative practices. Thus, through a consistent process of reviewing the work done, we had the opportunity to reflect on the practices of recognition and validation of competences acquired by adults throughout their lives, especially considering the demands and challenges faced by the NOC that are involving people with limited cognitive functioning.
  • Do povo à multidão: limites da representação da escola pública
    Publication . Monteiro, Hugo
    O presente artigo reflecte sobre a noção de escola pública, incidindo nalguns conceitos-chave que laboram a sua formulação. Pretendendo assumir uma politização do conceito, intenta-se abordar inflexões presentes e ameaças latentes do ensino público, testando os limites das noções mais clássicas.
  • Universidad y aprendizaje social. La pedagogía del compromisso cívico en USA.
    Publication . Santos Rego, Miguel A.
    La ciudadanía como concepto y guía simbólica de una forma de vida democrática cuenta con mayor tradición y respaldo histórico en los Estados Unidos que en España. Sobre ello no debería haber mayor discusión. Allí creció asociada a los pilares constitucionales del país. Aquí se ha desarrollado a intervalos de progreso hasta alcanzar, después de nuestra Carta Magna de 1978, velocidad de crucero y expectativas de razonable optimización.