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ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2021 (Nº27)

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Recent Submissions

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  • Graus de proteção assegurados pelos invólucros
    Publication . Gomes, António Augusto Araújo; Ramos, Sérgio Filipe Carvalho
    Existem dois tipos de graus de proteção, tendo cada um deles o seu sistema de codificação Código IP e Código IK. Cada um destes códigos encontra se descrito e caraterizado numa norma, que indica também a metodologia de realização dos testes de verificação do código: • Código IP NP EN 60529 (Aplicável a invólucros de tensão estipulada igual ou inferior a 72 5 kV) • Código IK NP EN 50102
  • Emissões de CO 2 e produção de resíduos radioativos pelas fontes energéticas em Portugal
    Publication . Barbosa, Ana Catarina Aguiar Leitão; Nogueira, Teresa Alexandra Ferreira Mourão Pinto
    A energia elétrica que chega às nossas habitações é fornecida pelos agentes comercializadores registados no mercado, que adquirem a energia provenientes de diversas fontes primárias e a vendem aos clientes finais. Os compradores dessa energia, como consumidores finais, têm o direito de estar informados sobre as ofertas de fornecimento de energia ativa, através das contribuições percentuais mix dos recursos energéticos primários utilizados na geração e respetivos impactes ambientais. Tal processo é designado por rotulagem de energia elétrica Atualmente, todos os comercializadores de energia elétrica têm a obrigatoriedade de colocar esta informação nas faturas dos seus clientes. Neste trabalho são apresentados os resultados do cálculo das emissões específicas e totais de dióxido de carbono, e da produção específica dos resíduos radioativos de alta atividade, para diferentes comercializadores de energia em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os resultados apresentados são obtidos através dum simulador de cálculo de emissões, desenvolvido para este estudo. A metodologia adotada neste estudo está em conformidade com a legislação em vigor, a Diretiva nº 16/2018.
  • Estudo de alteração de um sistema de climatização de uma unidade hospitalar avaliação económica
    Publication . Barros, Paulo Sérgio Fernandes
    Sendo a climatização um dos grandes consumidores de energia nos edifícios, a eficiência energética associada a uma utilização racional e otimização de recursos e equipamentos poderá resultar numa diminuição significativa do consumo de energia. Com este trabalho pretende se, assim, descrever como melhorar a eficiência energética, em cumprimento com os normativos legais em vigor, de uma unidade, dedicada a climatização, existente a nível hospitalar. Para uma Unidade de Tratamento de Ar (que serve uma sala de bloco operatório de uma unidade hospitalar foram propostas duas alternativas de modernização aquisição de um novo equipamento ou modificações no equipamento existente, com a incorporação de inversores de frequência em cada um dos ventiladores e de um sensor de CO 2. Dentro dessas alternativas, foi calculada a viabilidade económica, através do Payback simples, tendo em conta três modelos de funcionamento modo contínuo, a 100 12 horas à potência nominal e 12 horas a 70 e 12 horas à potência nominal e 12 horas a 50. As alternativas de funcionamento com modificações no equipamento existente foram as que se demonstraram com melhor viabilidade económica, sendo que todas são energeticamente mais eficientes do que a UTA atual.
  • Abordagem na remodelação e aumento de capacidade de linhas aéreas de muito alta tensão
    Publication . Silva, Nuno Miguel de Deus Anselmo
    A necessidade de otimização das instalações existentes torna-se uma prioridade antes de ponderar a construção de novas linhas aéreas. Atualmente, as empresas de transporte de energia estão a ser confrontadas com algumas dificuldades operacionais. Primeiro, a maior parte da sua infraestrutura de rede foi contruída nos anos 70 com tal, algumas redes estão em funcionamento há cerca de 50 anos. Segundo, essas instalações foram projetadas para um ciclo de vida económica e de engenharia de 50 anos, por isso, no presente requerem uma extensão do seu funcionamento, para conseguirem assegurar a devida qualidade do serviço.
  • Baterias: a “alma” dos veículos elétricos não para de somar vantagens
    Publication . Soares, Ricardo Manuel Oliveira
    Existem cada vez menos desculpas para não aderir às novas soluções de mobilidade, em particular aos veículos elétricos movidos a bateria. Considerada a “alma” das viaturas movidas a eletricidade, as baterias modernas apresentam hoje uma capacidade reforçada e uma vida útil cada vez mais longa, capaz de influenciar todos os sistemas integrados no automóvel. À semelhança das baterias dos smartphones, “moderação“ é a palavra chave. Cabe, por isso, ao utilizador zelar pela preservação do ciclo de vida da bateria incorporada no seu veículo elétrico, predominando, sempre que possível, uma lógica de privilégio de carregamentos lentos, em detrimento das cargas rápidas. Concebidas para milhares de ciclos de carga/descarga, as baterias dos veículos elétricos oferecem, em regra, uma garantia de oito anos. Contudo, através de uma cuidada utilização é possível prolongar a duração estimada deste componente até aos 10 anos de vida útil.
  • De olhos postos no futuro: do Mild Hybrid ao Fuel Cell
    Publication . Baltazar, Rui
    Caminhamos todos os dias para uma mobilidade mais sustentável. No entanto, a realidade é que sempre que falamos em carros ecológicos, pensamos logo em veículos 100 por cento elétricos. Mas não é só deste tipo de tecnologia que são feitos os veículos, seja do presente ou do futuro, “mais amigos” do ambiente. Na realidade, estamos rodeados de opções eletrificadas sustentáveis, desenvolvidas com o objetivo de potenciar a eficiência energética dos veículos, procurando simultaneamente reduzir as emissões dos gases nocivos para os seres humanos e dos gases que contribuem para o agravamento do efeito de estufa, em alguns casos, para zero. De soluções totalmente elétricas, a combinações de motores elétricos e a combustão de carregamento em movimento, a carregamentos ligados à rede elétrica. A realidade é diversa e existem várias tecnologias ecológicas. Todas as soluções contribuem para o objetivo de reduzir as emissões de gases. Cada um delas com o seu objetivo específico.
  • Core loss estimation under sinusoidal and non-sinusoidal flux density waveforms overview and challenges
    Publication . Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa
    Nowadays, electrical machines design and control developments are much attached to simulation models. Accurate loss estimation methods are fundamental for improving efficiency, but also to achieve the desired operation conditions [1].
  • Esquemas de ligação à terra e proteção das pessoas em instalações Elétricas de baixa tensão
    Publication . Carvalho, José António Beleza
    Em todas as Instalações Elétricas se coloca a necessidade e a obrigatoriedade de implementação de sistemas de proteção eficazes, tendo como objetivo a sua exploração em condições de segurança. Nas Instalações Elétricas de Baixa Tensão (IEBT), as medidas de proteção que se devem considerar são, fundamentalmente, as que se referem à proteção das pessoas contra contactos (diretos e indiretos), a proteção contra sobreintensidades e, sempre que seja necessário, a proteção contra sobretensões. Os Esquemas de Ligação à Terra (ELT) estão diretamente associados às metodologias adotadas nas IEBT no âmbito da proteção das pessoas contra contactos indiretos. Estas metodologias também são por vezes denominadas como Regimes de Neutro, pois estão associadas à forma como o Neutro é utilizado na realização do sistema de proteção. No entanto, esta definição é muito redutora, pois existem muitas instalações em que o condutor neutro não é distribuído, e nem por isso deixa de ser obrigatório a existência de um sistema eficaz de proteção das pessoas contra contactos indiretos.