ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
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- (Des)igualdades de gênero e(m) reprodução social: atitudes e representações sociais das estudantes do curso Técnico em Estética do PROEJAPublication . Camargo, Daniela; Couto, Ana IsabelA presente pesquisa debruçou-se sobre a temática da reprodução social do machismo e das (des)igualdades de gênero tomando como foco empírico as estudantes do curso Técnico em Estética PROEJA, com as turmas do 1º, 2º e 3º anos, do ano de 2018. No Brasil, os índices de violência contra a mulher são gritantes e assiste-se, na atualidade, a diversas tentativas de retrocessos nos direitos das mulheres brasileiras. Este conjunto de fatores ajudam a explicar a relevância de pesquisas centradas em temáticas da cultura machista, violência e desigualdades de gênero. Os principais objetivos da presente pesquisa foram: (i) mapear as principais representações que as estudantes do curso Técnico em Estética PROEJA têm sobre o machismo, (ii) identificar e caracterizar as situações de machismo vivenciadas pelas estudantes (iii) e identificar as representações sobre os efeitos e consequências do machismo vivenciado e da desigualdade de gênero nos seus quotidianos. Definiu-se uma estratégia metodológica eminentemente qualitativa e eclética que privilegiou os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Para a entrevista, optou-se pela técnica de história oral de vida, tendo como objetivo a narrativa das experiências de vida das estudantes. A análise apontou que as representações foram ancoradas e objetivadas em teorias sociais, morais e biológicas que ainda sustentam os mitos do machismo e da desigualdade de gênero. Também que essas representações estão em constante reelaboração, conforme a vivência de cada mulher.
