ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 2)
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- Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animaçãoPublication . Rodrigues, José Alberto; Moreira, AntónioCom a implementação do Plano Tecnológico da Educação e consequente apetrechamento das Escolas com recursos tecnológicos avançados, surge agora a necessidade de criar condições favoráveis para a efetiva integração das TIC no currículo, nomeadamente na área das Artes. Decorrente das características singulares desta área curricular, são muitas as ferramentas digitais que podemos utilizar em contexto educativo mobilizando-as para experiências de aprendizagem baseadas em projetos que integrem as tecnologias. Este é o caso do EVTux, uma distribuição livre de Linux que permite a criação efetiva de projetos de cinema de animação em contexto educativo com recurso às tecnologias, caso que agora se apresenta como exemplo neste artigo e que atualmente faz parte de uma síntese do trabalho que se integra no projeto europeu TACCLE2 no qual participamos.
- Lugar(es) da literatura no ensino Do português. Análise crítica De programas e manuais de língua Portuguesa para o 9º ano de escolaridadePublication . Gonçalves, Maria Adriana MartinsNo contexto atual, marcado pela heterogeneidade social e cultural do público escolar resultante do acesso ao ensino por parte de segmentos da população jovem a quem aquele se encontrava tradicionalmente vedado e pela emergência de novas formas de cultura, investigadores e analistas de diferentes quadrantes e proveniências têm questionado a justeza e e%cácia de certas opções e práticas didático-pedagógicas acusando-as de, ao invés de conquistarem os alunos para a leitura, e mais especi%camente para a leitura do texto literário, contribuírem para os afastar irremediavelmente do universo da literatura e, concretamente, da cultura dita patrimonial. O presente estudo pretende constituir-se como contributo para a re+exão em torno da problemática do ensino da literatura no ensino básico, partindo do estudo de programas e manuais de língua portuguesa para o 9º ano de escolaridade e visando perceber, através da análise quer das intenções e %nalidades previstas, quer dos meios e processos preconizados, em que medida estes dois níveis do discurso pedagógico o%cial se comprometem na efetiva promoção de leitores literários culturalmente dotados, críticos e autónomos.