ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 1)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 1) by Subject "Avaliação e feedback"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Instrumentos de Ajuda à Mediação do Professor Para Promover a Apredizagem dos Alunos e o Desenvolvimento Profissional dos ProfessoresPublication . Lopes, Joaquim Bernardino; Silva, António Alberto; Cravino, José Paulo; Viegas, Clara; Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Branco, Maria Júlia; Pinto, Alexandre; Silva, Adília; Santos, Carla A.Melhorar as práticas de ensino é um desígnio que carece da reflexão dos professores sobre a sua experiência e da investigação didática. Apresenta-se um quadro teórico das práticas de ensino que concebe o professor como mediador em contexto de aprendizagem formal, construído no âmbito de um projeto de investigação sobre as práticas de ensino. Neste âmbito foram concebidos e validados cinco instrumentos de ajuda à mediação do professor. Estes instrumentos de ajuda à mediação podem servir de referência para a melhoria progressiva das práticas de ensino em cinco dimensões importantes para o ensino de ciências e tecnologia: envolvimento produtivo dos alunos, avaliação e feedback, uso de contextos científicos e tecnológicos, trabalho realmente solicitado aos alunos e práticas epistémicas. Finalmente, apresentam-se os cinco instrumentos de ajuda, largamente ilustrados com excertos de práticas de ensino reais.