ESEIG - CI - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIG - CI - Artigos by Subject "Brasil"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e BrasilPublication . Agustín-Lacruz, María del Carmen; Fujita, Mariângela Spotti Lopes; Terra, Ana LúciaEste artigo analisa as características específicas e os processos de indexação e classificação realizados em bibliotecas escolares para tratar e recuperar as informações de suas coleções. Também se analisam as linguagens como ferramentas documentais específicas utilizadas em bibliotecas escolares portuguesas espanholas, portuguesas e brasileiras. Para atingir este objetivo, o modelo de biblioteca escolar é estudado de forma crítica, se analisa o conceito de biblioteca escolar de forma crítica, se estudam suas funções e se examinam as técnicas e os instrumentos que permitem organizar a informação. Entre outras ferramentas, estudam-se listas de cabeçalhos de assuntos como os Cabeçalhos de assuntos para livros infantis e juvenis e a Lista de Cabeçalhos de assuntos para as bibliotecas; sistemas de classificação, como a Classificação Decimal Universal (edição de bolso) ou a classificação por centros de interesse e tesauros especializados como o Tesauro da Educação UNESCO-OIE e o Tesauro Europeu da Educação, entre outros.