ESE – DPRM – Didática do Português na Era Digital
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE – DPRM – Didática do Português na Era Digital by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da revisão na escrita de textos de intenção literária no 1.º CEBPublication . Soares, Luciana Andreia Duarte; Pereira, Elisama Soraia Sousa de OliveiraO presente estudo teve como objetivo compreender o contributo da revisão de textos para o desenvolvimento da escrita colaborativa de intenção literária no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica integrou práticas de revisão textual, em ambientes físicos e digitais, para melhorar as competências de escrita dos alunos. A análise diagnóstica, de intervenção e de avaliação das sessões permitiu observar a evolução dos alunos, evidenciando melhorias significativas tanto na microestrutura (ortografia, pontuação, vocabulário, coesão) quanto na macroestrutura (organização discursiva, aprofundamento e adequação das ideias, estrutura narrativa). A revisão textual foi reconhecida como um processo contínuo, recursivo e reflexivo, que contribuiu para a consciência textual dos alunos e para o desenvolvimento da intenção literária. Os resultados destacaram a importância da implementação de estratégias diversificadas para fomentar a reflexão crítica e a autonomia no processo de escrita. Este estudo pretende, ainda, contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas mais eficazes no desenvolvimento da escrita de intenção literária no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
