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- Metodologia Kaizen aplicada aos processos de após venda automóvelPublication . Brito, Miguel Lourenço Barca Rocha de; Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado daA presente dissertação aborda a otimização dos processos de backoffice da Hyundai Portugal, o importador da marca automóvel no país. Para alcançar esse objetivo, foi adotada a metodologia Kaizen, visando a análise, o planeamento e a implementação de ações de melhorias. A base teórica para a compreensão desses métodos incluiu uma revisão bibliográfica que abrangeu a história da filosofia Kaizen, ferramentas de qualidade e a utilização de indicadores de desempenho (KPIs). A pesquisa incluiu uma análise dos processos em questão, investigando o estado atual de cada um e identificando oportunidades de melhoria. Três áreas de melhoria foram selecionadas para implementação. Primeiramente, foi introduzida a digitalização de contratos de extensão de garantia, o que resultou numa economia de aproximadamente 21.000 euros. Esta alteração não só reduziu custos, mas também minimizou o desperdício de tempo associado à gestão de processos, reduziu o consumo de papel e facilitou o armazenamento dos processos, que até então se baseava no arquivo físico. Foi também implementado um formulário "Hotline", que possibilitou aos reparadores autorizados submeterem dúvidas técnicas de forma padronizada. Tal resultou na diminuição do número de processos, redução do tempo médio gasto em cada um e melhoria na qualidade das informações submetidas. A terceira melhoria concentrou-se na viabilização da reparação das caixas redutoras de veículos elétricos, em oposição à substituição integral anteriormente praticada de forma exclusiva. Esta ação de melhoria reduziu os custos com veículos de substituição, gerou uma economia de cerca de 275 euros por caso, diminuiu os custos de reparação para os clientes em cerca de 4.300 euros. Permitiu ainda reduzir o tempo de imobilização dos veículos em 15 dias, aumentando a satisfação dos clientes e a eficiência da gestão da oficina. As implementações propostas demonstraram ganhos significativos, incluindo uma redução substancial de custos, diminuição do desperdício de tempo, agilização dos processos e aumento da satisfação do cliente. Estes resultados reforçam a relevância das ações de melhoria implementadas, e reforçam a eficácia da metodologia Kaizen na implementação, quotidiano de uma organização e aplicação de uma cultura de melhoria continua organizacional.